Pesquisa e Inovação

Grupo de Pesquisa Comportamento Motor e Reabilitação Neurofuncional realiza Seminário Anual Interno de Pesquisa

Conferência principal foi proferida pelo Prof. Dr. Jamary Oliveira Filho.

Refletir sobre a inferência causal na leitura científica. Este foi um dos objetivos do Seminário Interno de Pesquisa, realizado no dia 26 de agosto, no Campus Brotas da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. A atividade multidisciplinar e interinstitucional foi promovida pelo Grupo de Pesquisa Comportamento Motor e Reabilitação Neurofuncional e foi também um momento de preparação para o VII Congresso Brasileiro de Fisioterapia (COBRAFIN), que acontece de 6 a 9 de setembro, em Fortaleza, cuja programação prevê apresentação de trabalhos científicos desenvolvidos pelo grupo.

O encontro envolveu docentes do Mestrado Profissional em Tecnologias em Saúde, estudantes de graduação dos cursos de Medicina e Fisioterapia, de pós-graduação da Bahiana e da UFBA e graduandos da UNEB, além de contar com profissionais da Unidade de AVC do Hospital Roberto Santos. A conferência principal do seminário foi conduzida com excelência pelo Prof. Dr. Jamary Oliveira Filho, professor da UFBA e pesquisador colaborador do Grupo de Pesquisa, que com o título “Inferência causal na leitura científica”, possibilitou discussões e reflexões relevantes para o desenvolvimento crítico do pensamento científico.

A programação contou com a apresentação de um relato de experiência, no qual foi destacada a participação do Grupo de Pesquisa no estudo multicêntrico internacional “A Very Early Rehabilitation Trial” (AVERT DOSE), coordenado pela pesquisadora australiana Julie Bernhardt. Trata-se de um dos mais importantes estudos voltados à testagem de intervenções que visam melhorar a recuperação de pessoas após AVC. A pesquisadora responsável pela equipe AVERT BAHIANA é a líder do Grupo de Pesquisa, a Dra. Élen Beatriz Pinto, em uma importante parceria envolvendo a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e a equipe da UAVC do Hospital Geral Roberto Santos.

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública