Agosto das Artes mobiliza públicos nos campi Brotas e Cabula

Evento envolveu estudantes, professores e colaboradores em uma celebração às artes.

Música, poesia, teatro, artesanato, bordado, desenho, fotografia e mais uma diversidade de linguagens artísticas marcaram a edição de 2023 do Agosto das Artes, que aconteceu nos dias 29 e 30, no Campus Brotas, e no dia 31, no Campus Cabula da Bahiana. O evento, que acontece anualmente, é uma realização do Núcleo de Atenção Psicopedagógica (NAPP) e, neste ano, contou com a participação de estudantes, professores e colaboradores que puderam mostrar um pouco de suas produções artísticas à comunidade da instituição.

Como preparação para o evento, foram oferecidas, gratuitamente, vagas para oficinas em diversas linguagens artísticas, que aconteceram de 22 a 25 de agosto. Renata Berenstein, psicóloga do NAPP, ressaltou a importância da participação dos estudantes na organização do evento. “A comissão discente foi superimportante para a grande adesão do público. Muitos alunos se inscreveram nas oficinas e, ao visitar os espaços expositivos, aderiram ao movimento, participando com suas criações”. A professora do curso de Medicina Ieda Aleluia, que participou do evento com uma exposição de aquarelas, ressaltou a relação das artes com a formação em saúde: “A arte salva! A arte faz você se conectar com você e com o mundo. É uma forma de expressão e de cuidar”.

A aluna Isadora Pires de Oliveira, que participou com um estande de bordados, conta que a sua relação com a arte começou na pandemia, como refúgio: “Como estudante, é nítido que existem uma série de benefícios, a gente se sente mais confortável consigo mesma, tem mais conexão com o presente, com o nosso subjetivo, nosso singular. Particularmente, eu senti uma grande redução da ansiedade, um relaxamento imenso”.

Agosto Das Artes 2023