Bahiana retoma edição presencial no XIX Fórum Pedagógico

Evento reuniu centenas de professores, nos dias 18 e 19 de agosto, no Campus Cabula.

Após três anos ocorrendo de forma remota, devido aos cuidados com o isolamento social imposto pela pandemia da COVID-19, o Fórum Pedagógico da Bahiana aconteceu de forma presencial, no Campus Cabula, nos dias 18 e 19 de agosto. Com o tema Extensão Universitária: o que eu tenho a ver com isso?, a 19ª edição do evento recebeu centenas de professores de todos os cursos da instituição que participaram de uma intensa programação com mesas-redondas, oficinas, palestras e momentos de respiro cultural. Todo o evento foi coordenado pela reitora da Bahiana, Dra. Maria Luisa Carvalho Soliani, e pela coordenadora do Núcleo de Institucional de Desenvolvimento Docente (NIDD), prof.ª Lígia Vilas Bôas.

"No contexto atual, em que as transformações sociais e as demandas por um ensino mais relevante e conectado com a realidade territorial ganham destaque, é vital compreender o nosso papel diante da extensão acadêmica e como esse processo pode contribuir para a formação de profissionais da saúde comprometidos e engajados com a liberdade, com a valorização e produção de saberes, acesso à saúde, à garantia de direitos e às condições dignas de vida e desenvolvimento", pontuou Lígia Vilas Bôas. "Nosso desejo era apresentar para os docentes que não realizam atividades de extensão o que é a atividade, desmitificar e mostrar que há, sim, um embasamento teórico. Também, dar relevância à questão da escuta, que a atividade de extensão traz, a amorosidade, a colaboração. São coisas que podem ser aplicadas em qualquer ação, não precisa ser extensão", destacou Dra. Maria Luisa.

A 19ª edição trouxe como palestrantes convidados os professores Pedro Cruz, da Universidade Federal do Ceará, e Maria Caputo, mestra e doutora em Saúde Coletiva, pela UFBA. “Foi possível perceber, nos professores e professoras, uma disponibilidade de estar aprendendo uns com os outros, intercambiando experiências. Eu faço extensão há 20 anos e, nesse tempo, percebo que a extensão precisa ser o ponto de partida da formação universitária”, disse Pedro Cruz. Como ocorre em todas as edições, o evento foi finalizado com a premiação Borboleguim de Ouro que, neste ano, aconteceu de forma dupla, condecorando a pró-reitora de Extensão da Bahiana, prof.ª Carolina Pedroza, e a coordenadora do Núcleo Comum dos cursos de graduação, prof.ª Luciana Oliveira.

XIX Fórum Pedagógico – 18 de agosto