Professora lança livro na UEFS

Publicação apresenta o transplante e a doação de órgãos sob o ponto de vista batista.

Em um momento em que é discutido no país o papel da religião em relação à saúde, a professora Liliane Lins, professora do curso de Medicina e coordenadora do Núcleo Comum em Ética e Bioética da Bahiana, lança, no dia 4 de setembro, no hall da Reitoria da Universidade Estadual de Feira de Santana, o livro "Doação e transplante de órgãos segundo a visão dos batistas".

A publicação, da Editora UEFS, é fruto da tese de livre docência, na qual foi realizada uma pesquisa empírica, sendo posteriormente reescrita para formato de livro, a fim de informar a população sobre os aspectos éticos e bioéticos da doação e transplantes de órgãos no Brasil. "Essa obra tem um peso acadêmico, pois concorreu a edital específico, sendo julgada às cegas por pares e a UEFS Editora é filiada à Associação Brasileira de Editoras Universitárias”, conta Prof.ª Dra. Liliane Lins.

Segundo a autora, o livro também apresenta dados ainda não formalizados no Brasil sobre o pensamento do segmento protestante acerca da temática. O material é de interesse de profissionais da saúde na educação das comunidades e também para seu empoderamento.

Autora
Liliane Lins é graduada em Odontologia pela Universidade Federal da Bahia (1993), mestre em Odontologia com concentração em Estomatologia pela Universidade Federal da Bahia (2001) e doutora em Patologia Humana pelo Centro de Pesquisa Gonçalo Moniz / Fundação Oswaldo Cruz / BA (2004). É estomatologista do ambulatório de transplante de fígado na Universidade Federal da Bahia, Hospital Universitário Professor Edgar Santos (HUPES) e do Programa de Atenção à Saúde Bucal de Gestantes, Idosos e Pacientes Especiais da FOUFBA. Tem pós-doutorado pela pós-graduação em Medicina e Saúde Humana, como bolsista FAPESB. Professora-Titular do curso de Medicina da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, na área de Ética e Bioética. Coordena o Núcleo Comum de Ética e Bioética dos cursos de Saúde da Bahiana. Possui experiência clínica em Estomatologia e Cirurgia Bucomaxilofacial, atuando nos seguintes temas: Estomatologia e Saúde do Trabalhador, Estomatologia e atenção à saúde bucal em portadores de doenças infecciosas (hepatites virais, HTLV e HIV). Avaliadora Externa do PMAQ CEOs/MS no Estado da Bahia. É professora de Ética e Bioética dos Programas de Pós-Graduação em Medicina e Saúde e em Saúde, Ambiente e Trabalho da Faculdade de Medicina da UFBA. Membro-fundador do Núcleo de Pesquisa e Educação Transdisciplinar em Bioética (NETBIO) da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, membro da Sociedade Asiática de Bioética, membro da Associação Internacional Schweitzer Lambarene e vice-coordenadora do Comitê de Ética e Pesquisa da Faculdade de Medicina da Bahia. Professora de Ética e Bioética do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da Bahia, UFBA e livre docente em Bioética pela Faculdade de Medicina da Bahia, UFBA. Conselheira e presidente da terceira câmara ética do CROBA.

Lançamento do livro "Doação e transplante de órgãos segundo a visão dos batistas"

Autora
Prof.ª Dra. Liliane Lins

4 de setembro de 2014

Hall da Reitoria da UEFS

Av. Transnordestina, S/N, Novo Horizonte. Feira de Santana, Bahia.