Notícias

Notícias

IX Ciência com Acarajé discute Ecologia Médica

PET Biomedicina recebe um dos mais respeitados especialistas no assunto.

compartilhe

O curso de Biomedicina, por meio de seu Programa de Educação Tutorial (PET), realizou mais uma edição do Ciência com Acarajé e, desta vez, recebeu o professor Dr. Fernando Dias de Ávila Pires que realizou um minicurso nos dias 8 e 9 de maio e uma palestra introdutória na noite do dia 8 tendo como tema Ecologia Médica. A programação também contou com a exposição "Panoramas da Alma", do professor Luis Sergio Santos Nunes.

          

Segundo o palestrante, a ecologia médica não se configura como uma disciplina independente, "é parte de outra disciplina chamada ecologia humana, que traz os princípios da ecologia aplicados às populações humanas. Isso difere da ecologia geral, por causa da característica própria da humanidade que é a cultura". Sobre o assunto, Dr. Fernando Dias  ressalta ainda que a ecologia médica observa os fatores do ambiente que propiciam o aparecimento do que se torna endêmico nas populações. Difere-se, portanto, da epidemiologia, "pois esta considera como objeto o homem - a população humana, origem e disseminação da doença. Na ecologia médica "ele é apenas um dos fatores do ambiente considerado. Então, começamos com o estudo dos fatores do ambiente e não pelo homem". O professor ainda destaca o estudo da EM como base para a prevenção de 40% das doenças.

          

 

Panoramas da Alma
Compartilhar um pouco de si, por meio de sua forma de ver o mundo foi o ponto de partida do Prof. Dr. Luis Sergio Santos Nunes para a concepção da exposição Panoramas da Alma. Ele conta que sempre gostou de fotografia e de viajar, tanto dentro como fora do Brasil. Dividir essas experiências através de seus registros fotográficos nunca alcançou suas expectativas. "A ideia era tentar passar para meus amigos, minha família, pessoas de quem gosto, um pouco do que eu estou sentindo. Então eu comecei a ter outro olhar. Vi uma vez que uma foto revela mais do fotógrafo do que do local. Então comecei a procurar ângulos que para mim eram caros e que poderiam transportar para os outros aquilo do que eu estava sentindo", explica.

 

Perdeu a exposição? Confira as obras do Prof. Luis Sergio no Flickr