Bahiana é destaque em congresso

Estudantes de Medicina participam do 3º Congresso Acadêmico de Cirurgia Cardiovascular.

Representando a Bahiana, estudantes do 6º semestre de Medicina destacaram-se entre os participantes do 3º Congresso Acadêmico de Cirurgia Cardiovascular que aconteceu durante o 41º Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular nos dias 3, 4 e 5 de abril, em Porto de Galinhas - PE. Dos 12 temas livres aceitos para Apresentação Oral, cinco foram de alunos da Bahiana, além da apresentação de três trabalhos em forma de pôster, sendo dois da Liga Acadêmica de Angiologia e Cirurgia Vascular da Bahiana (LACIV).

O trabalho "Descrição das internações hospitalares para o tratamento da PCR e seus custos para o SUS", apresentado na forma de pôster e de autoria das estudantes Samara Rezende Requião, Jéssyca Victor Bacelar,  Mayara Mendonça Sampaio, Paula Natassya Barbosa Argôlo e Maria Tereza Karaoglan Mendes Borges Lima ganhou o 1º lugar na categoria Melhor Pôster. Por sua vez, o trabalho "Importância da avaliação arterial periférica em pacientes portadores de doença arterial coronariana" da Liga Acadêmica de Angiologia de Cirurgia Vascular da Bahiana, também apresentado em forma de pôster, ganhou em 3º lugar na categoria Melhor Pôster.

Foram apresentados oralmente os trabalhos "Insuficiência Cardíaca: custos hospitalares no Brasil" de Jéssyca Bacelar; "Infarto Agudo do Miocárdio: uma abordagem sobre a morbimortalidade no Brasil, entre 2008 e 2012", de Samara Requião; "Perfil das cirurgias cardiovasculares realizadas em um centro de referência em Salvador, Bahia", de Melissa Carvalho; "Análise do estado atual da cirurgia de revascularização miocárdica no Sistema Único de Saúde: comparação entre as macrorregiões brasileiras", de Kleber Freire e "Perfil sociodemográfico dos indivíduos acometidos por doença reumática crônica do coração no Brasil, 2008 - 2012", apresentador por Jéssyca Bacelar.

Na forma de pôster, também participou o trabalho "Tratamento endovascular da coarctação de aorta",  da Liga Acadêmica de Angiologia e Cirurgia vascular da Bahiana, apresentado por Ana Flávia D'Almeida.