Bahiana lança grupo de meditação

Encontros acontecem no NAPP (U. A. Brotas).

A Bahiana inova mais uma vez e traz para a sua comunidade um grupo de meditação que realiza encontros semanais, às quartas-feiras, 17h, no Núcleo de Atenção Psicopedagógica (NAPP), Unidade Acadêmica Brotas.

Segundo a mediadora, Prof.ª Dra. Regina Brasil, do curso de Medicina,“aqui na Bahiana há um manancial de pessoas abertas para aprender, para investigar, para trocar, por isso a meditação em grupo pode trazer benefícios não apenas individuais, mas também a toda essa comunidade que está aqui”. Podem participar alunos, professores e colaboradores. Vale lembrar que, embora as atividades tenham sido iniciadas em março, os interessados podem participar a qualquer momento, bastando apenas realizar a inscrição no setor de Recursos Humanos da Bahiana, pelo telefone 2101-1930.

Confira a entrevista com a Prof.ª Dra. Regina Brasil e saiba mais sobre os benefícios da meditação. Aproveite e participe!

Como surgiu a iniciativa desse grupo de meditação na Bahiana?

A ideia surgiu do desejo de compartilhar um aprendizado que tem sido importante para mim, que é o trabalho do Healing, uma metodologia de autoconhecimento, na qual a meditação é parte fundamental. Conversando com Isis Pristed, que trouxe esse trabalho para o Brasil, há mais de 30 anos, e desenvolve esse conhecimento com vários grupos, tanto no Brasil quanto em outros países, ela se colocou disponível para iniciarmos, juntas, esse momento de prática, aqui na Bahiana, onde já estou há 14 anos, com os alunos de Medicina. Levei a ideia para nossa coordenadora, Eliana de Paula, que apoiou integralmente o projeto e, aqui estamos, desejando que essa semente possa frutificar.

Qual o objetivo de desenvolver uma atividade como essa em nossa Escola?
Como disse inicialmente, meu desejo é compartilhar um aprendizado que venho realizando há quase 20 anos e que não tem prazo de conclusão, pois é uma busca no âmbito do autoconhecimento e, por isso mesmo, segue ao longo de toda a vida. E, quanto mais compartilhamos, mais aprendemos, não concorda? Aqui na Bahiana há um manancial de pessoas abertas para aprender, para investigar, para trocar, por isso acredito que a meditação em grupo pode trazer benefícios não apenas individuais, mas também a toda essa comunidade que está aqui, aprendendo a cada dia.

Como são realizados os encontros? Há alguma técnica especifica? Qual a duração?
Os encontros são semanais, realizados às quartas-feiras, das 17h às 18h, na sala do NAPP.

A meditação pode ser praticada através de diversas técnicas. Nesse grupo que iniciamos na Bahiana, a metodologia é baseada no Healing, um corpo de conhecimento que integra o físico e o sutil, trabalha com nossa anatomia e fisiologia energéticas. O Healing prioriza exercícios, práticas e meditações como caminhos que nos ajudam a encontrar, em algum momento, os contatos cuja ressonância podem nos trazer, tanto o confronto com nossos conflitos e bloqueios quanto o contato com a nossa essência e centramento. Em outras palavras, com aquilo que necessitamos para seguir adiante em nossa busca pessoal. Como qualquer outro trabalho de meditação, necessita de tempo e disciplina, não há um período x para encerramento. Esse não é um grupo de formação, mas um grupo de prática, de experimentar a busca do processo meditativo. Em função do calendário de atividades da Bahiana, estamos propondo seguir até a primeira semana de junho, quando haverá uma interrupção devido às férias, e reiniciaremos no segundo semestre. Espero que seja possível prosseguir sem prazos para finalizar!

É preciso algum conhecimento prévio para participar dos encontros?
Não, só é preciso o desejo e a abertura para seguir esse caminho.

Como os colaboradores podem participar?
O grupo está aberto aos alunos, funcionários e professores da Bahiana. Pedimos apenas que os interessados façam a inscrição, pois o número de pessoas na sala fica restrito ao seu tamanho; e o ideal é que haja uma regularidade e pontualidade na frequência, para que possa ocorrer um desenvolvimento progressivo.