Programa ajuda a deixar o vício do cigarro

Iniciativa gratuita e aberta a toda a comunidade de Salvador.

Tabagistas que desejem parar de fumar podem contar com apoio psicológico e medicamentoso, oferecidos de forma gratuita, pelo Grupo Antitabagista promovido pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Os interessados devem se inscrever pelo telefone (71) 3276 8259. Serão formados novos grupos de tratamento para início em janeiro de 2014.

A iniciativa segue o Programa Deixando de Fumar Sem Mistério, coordenado pelo Ministério da Saúde, que atua por meio da reposição de nicotina com a utilização de adesivo. Além do tratamento medicamentoso, os participantes do grupo terapêutico também contarão com o suporte psicológico. O trabalho tem à frente o psicólogo Ubton Nascimento e a médica pneumologista Maristela Sestelo, com apoio do serviço de psicologia e de terapia ocupacional da Bahiana. Os encontros acontecerão no Ambulatório Docente-Assistencial da Bahiana, localizado na Av. Dom João VI, nº 275, Brotas.

Programa Candeal

O Grupo Antitabagista integra o Programa Candeal, ação de extensão universitária promovido pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. A iniciativa teve início em 2006 e funciona a partir de parcerias intersetoriais entre a Bahiana, a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, Hospital Roberto Santos, Escola Roberto Santos, Colégio Luiz Viana, IPERBA, associações de bairro, entre outras. As ações ocorrem em 27 grupos educativos instalados respectivamente no Distrito Sanitário de Brotas e do Cabula, onde estão situadas as unidades acadêmicas da Bahiana.

O Programa Candeal, atualmente de natureza curricular, tem como eixo pedagógico a interdisciplinaridade e envolve, nas suas equipes de trabalho, professores e estudantes de diferentes cursos da graduação - Medicina, Biomedicina, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Psicologia, Odontologia e Enfermagem que atuam por meio de grupos permanentes, apoiando diferentes segmentos da população. A ideia é promover a qualidade vida no entendimento da saúde e no incentivo ao autocuidado. O programa atende idosos, crianças, adolescentes, mulheres, mães, cuidadores de pessoas com câncer, tabagistas, gestantes, diabéticos, hipertensos e outros que tenham demandas emergentes.

Grupo Antitabagista
Inscrições e informações: (71) 3267 – 8259