Bahiana recebe psicóloga referência na América Latina

Seminário Psicologia Social e Teoria da Conduta acontece no próximo sábado (28)

O Centro Interdisciplinar de Estudos Grupais Enrique Pichon Rivière realiza, no próximo dia 28 de setembro, o Seminário Psicologia Social e Teoria da Conduta, no Centro de Convenções da Unidade Acadêmica Cabula, da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (71) 3245-4034 e e-mail (ciep_epr@yahoo.com.br).

O evento traz como palestrante principal Ana Quiroga, diretora da primeira escola de Psicologia Social fundada por Enrique Pichon Rivière da Argentina, figura relevante da Psicologia Social pichoniana e referência na América Latina.

Com duração de sete horas, a programação do seminário abordará os temas "Psicologia Social e Teoria da Conduta" e "Reflexões em Grupos Operativos", que serão conduzidos pela palestrante.

Segundo Ana Quiroga, “o objetivo da investigação realizada pela psicologia social pichoniana é a compreensão do sujeito e, particularmente, a instrumentalização para um trabalho no campo da saúde mental, à que consideramos uma construção coletiva, um conjunto de fatos e relações que estão permanentemente em obra, ação, seja numa direção de desenvolvimento e crescimento ou pelo contrário, em circunstancias de deterioro e dano nos distintos âmbitos e instituições da vida social”.

Ana Quiroga

Psicóloga social e uma das personalidades mais importantes da Psicologia Social Pichoniana na América Latina, Ana Quiroga é diretora da Escola Privada de Psicologia Social, em Buenos Aires. Última companheira de Pichon-Rivière, deu continuidade ao seu pensamento e colaborou com Pichon no livro “Psicologia da Vida Cotidiana” Também tem participação no livro “O Processo Grupal”, além de diversas publicações de sua autoria. Além disso, é responsável por alguns conceitos relacionados à teoria de Pichon, como o conceito de Matrizes de Aprendizagem.