Segurança não se conquista: se faz!

11ª SIPAT inova com concurso de paródias.

Você sabe o que significa a sigla EPI? E o que fazer em caso de acidente no seu local de trabalho? Você sabia que para saber mais sobre essas e outras informações relacionadas à segurança do trabalhador você pode procurar a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes  (CIPA)? Difundir esses conceitos entre os colaboradores da Bahiana foi o principal objetivo da 11ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), cujas atividades foram realizadas nos dias 2 e 3 de setembro, respectivamente nas Unidades Acadêmicas Brotas e Cabula.

Segundo a presidente da CIPA, Ana Paula Monteiro (ADAB) "o principal objetivo da SIPAT esse ano, foi orientar e conscientizar os nossos colaboradores quanto à importância da prevenção de acidentes e doenças no ambiente do trabalho, criando assim uma visão prevencionista, onde os empregados possam atuar de forma a reconhecer condições e práticas inseguras, assim podendo tomar atitudes que possam evitar resultados indesejáveis quanto à saúde e à segurança.

Com o tema: "Segurança não se conquista: se faz!", este ano a SIPAT foi recheada de novidades e prêmios que estimularam a participação volumosa dos colaboradores, conforme conta Alex Calmon (NUCOM), vice-presidente da CIPA, "quisemos fazer uma coisa mais extrovertida. Algo que fosse além das palestras, mas que, ao mesmo tempo, fosse educativo, pois nosso objetivo foi conquistar uma maior adesão dos colaboradores. Então fizemos uma gincana e um concurso de paródias que foram realizados em duas edições, sendo uma na Unidade Acadêmica Brotas, no dia 2 de setembro e a outra na Unidade Acadêmica Cabula, no dia 3".

Prof.ª Maria Luisa, Rivaldo Oliveira, Telma Bastos e Prof.ª Luiza Ribeiro.

A programação também contou com o estande da CIPA, onde o colaborador Rivaldo Oliveira dos Santos (SEMEB) realizou demonstrações de como utilizar os famosos EPIs - Equipamentos de Proteção Individual, e um estande de Alimentação Saudável, onde foram difundidas dicas e orientações sobre refeições leves e benéficas à saúde. Os professores e estudantes do curso de Fisioterapia também receberam os colaboradores, durante os dois dias de evento, com aplicação de bandagens elásticas e quickmassage. "A SIPAT é uma oportunidade ímpar, além de ser uma exigência legal, é um momento em que a instituição volta-se para uma ação superimportante que é a segurança de seu funcionário e, por extensão, de seus alunos e professores", comenta a diretora do Ambulatório Docente-Assistencial da Bahia e coordenadora do curso de Medicina, Prof.ª Dra. Eliana de Paula.

O Serviço de Medicina Ocupacional do Trabalho, em parceria com o setor de Recursos Humanos, também participou do evento com a realização do Check-up da Saúde, com a aferição de pressão arterial e glicemia capilar, assim como  o programa de Educação Física e Saúde na Bahiana que integrou as atividades divulgando as modalidades esportivas oferecidas pela Escola e realizando avaliação física, aula de demonstração de defesa pessoal e ginástica laboral.

“A comissão da SIPAT está de parabéns, pois tem sido cada vez mais criativa! Esse evento é uma ação muito importante a ser realizada e cada vez mais fortalecida na Bahiana”, comentou a coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas, Prof.ª Luiza Ribeiro ao dar início ao tão esperado 1º Concurso de Paródias da SIPAT.

SIPAT é Show

Torcidas organizadas, chuva de papel e muita criatividade marcaram o 1º Concurso de Paródias da SIPAT. Como tema, cada música deveria ressaltar a importância da prevenção de acidentes no ambiente de trabalho. A festa foi grande para cada uma das apresentações, que contou com a participação de colaboradores de diversos setores da Bahiana.

A festa foi grande quando foi anunciada a vitória de dupla Suzana Pereira (SECOP) e Marta Janete (Suprimentos) que conquistou o 1º lugar da Unidade Acadêmica Brotas com a paródia "É preciso se proteger!". Com o mesmo entusiasmo, os colaboradores da Unidade Acadêmica Cabula celebraram a vitória do funcionário Márcio Santos (Patrimônio) que apresentou o "Baião da Prevenção".

“Esse evento é muito importante até para a conscientização dos funcionários que não ainda não sabem o que é a CIPA. Por conta disso tudo, espero que a Bahiana não pare com ele. Esta SIPAT foi realmente diferente!”, declarou Suzana Pereira.

Como premiação, os vencedores ganharam um smartphone e vão reapresentar suas composições na festa de confraternização de final de ano da Bahiana.

Veja a lista de vencedores.

FOTOS:

11ª SIPAT - Brotas