Bahiana participa da 41ª Corrida Duque de Caxias

Alunos e professores do curso de Fisioterapia receberam corredores com técnicas de alongamento e Kinesiotape.

Manhã ensolarada, temperatura amena. O clima contribuiu para o sucesso da 41ª Corrida Duque de Caxias que, pela primeira vez, contou com o apoio da Bahiana representada por estudantes e professores do curso de Fisioterapia que receberam os corredores que chegavam ao Centro Gerontológico de Amaralina após percorrerem sete quilômetros, cujo percurso foi iniciado no Forte de São Diogo, no Porto da Barra.

O grupo da Bahiana participou do evento com um estante onde foram realizadas atividades de alongamento e aplicação de Kinesiotape (bandagem elástica), além de oferecer orientações de reposicionamento. A experiência foi apontada pelos alunos como enriquecedora. “Foi a primeira vez que realizei a atividade de bandagem. Então, foi muito bom participar porque além de aprender mais sobre a técnica, pudemos proporcionar bem-estar aos corredores”, contou a estudante de 6º semestre, Marcela Maia.

Para os irmãos e estudantes do 8º semestre, Murilo Negrão e Danyo Ribeiro, a atividade foi “produtiva para incentivar a divulgação das técnicas porque poucas pessoas conhecem o trabalho de Kinesiotape. As pessoas procuram sempre o trabalho de massagem.

“Para mim foi bastante prazeroso porque, dentro de fisioterapia, existem várias áreas e a que me interesso mais é a de esportes, então, foi bom porque pude atender os corredores, representar a escola e já me senti mais à vontade na minha área de atuação pretendida”, declarou o estudante do 8º semestre, Vinícius Lago.

Segundo a professora Luciana Oliveira, “o convite surgiu da assessoria de comunicação da Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx) e do Colégio Militar de Salvador (CMS), entidades organizadoras da corrida”.

“Acho que esse tipo de evento é uma oportunidade de aprofundar o conhecimento dos nossos alunos. É gratificante você ver que os alunos comparecerem no horário combinado, realizaram as atividades, assumiram o compromisso. É muito válido esse tipo de experiência”, declarou o Prof. João Amaro Coelho Neto.

De acordo com o sub-comandante da EsFCEx, coronel Salomão José de Santana, o evento abre a Semana do Soldado que será celebrada até o dia 25 de agosto com atividades também abertas à comunidade civil com uma exposição no Shopping Iguatemi, que segue ao longo da semana até o próximo domingo, dia em que também acontece a apresentação de bandas militares.

“O objetivo principal da nossa corrida é promover uma maior integração do exército com o meio civil. Este ano alteramos o trajeto saindo do Forte São Diogo com o objetivo de valorizar nossas fortalezas que são um patrimônio de nossa sociedade. Para o sucesso desse evento, contamos com diversos apoios e o apoio da Bahiana é também uma integração importante para despertar o interesse desses estudantes para a carreira militar, que pode ser ingressada por meio de concurso público”, declarou o coronel Salomão José de Santana.