Prepare-se: o IX Fórum Pedagógico da Bahiana está chegando!

Fórum promove encontro com uma das pedagogas mais ativas do Brasil. Não perca!

Trocar experiências e saberes sobre a prática docente. Este é o principal objetivo do IX Fórum Pedagógico da Bahiana que acontece nos dias 16 e 17 de agosto, no Centro de Convenções da Bahiana, na Unidade Acadêmica Cabula, com a participação de professores de diferentes cursos e instituições de ensino. As inscrições estão abertas e seguem até o dia 9 de agosto, pelo telefone (71) 3276 8218 ou pelo e-mail sec.geral-graca@bahiana.edu.br.

Este ano, o encontro tem como destaque a palestrante convidada, Prof.ª Dra. Léa das Graças Camargos Anastasiou. Também participam como palestrantes a Prof.ª Dr.ª Maria Luisa Carvalho Soliani, diretora da Bahiana  e a Prof.ª Dra. Marta Menezes, docente do curso de Medicina, coordenadora do Núcleo de Telemedicina e Telessaúde da Bahiana (NUTESB) e do mestrado de Tecnologias em Saúde.

Professoras Maria Luisa Soliani, Léa Anastasiou e Luiza Ribeiro.

Léa Anastasiou é uma das mais importantes pesquisadoras e difusoras dos novos processos pedagógicos em todo o Brasil. Autora de livros que versam sobre a pedagogia contemporânea e consultora pedagógica de diversas instituições de ensino superior em todo o país, ela trará para os participantes da 9ª edição do Fórum a oficina “Avaliação por Competência”.

A oficina discutirá conceitos de competência; competências trabalhadas no currículo dos cursos; definição de ações docentes e discentes para construção das competências e formas de acompanhamento ou avaliação das mesmas.  O programa também incluirá a construção de critérios para acompanhar o determinante cognitivo, o procedimental e o atitudinal da competência e avaliação dos instrumentos já utilizados nos cursos, além de discutir os conceitos de metacognição, processos e produtos.

Outro momento de destaque será a oficina “Que professor nós queremos ser?" que terá como ministrante a Prof.ª Dra. Maria Luisa Carvalho Solian. O tema foi destaque no 50º Congresso Brasileiro de Educação Médica (COBEM), realizado no ano passado, em São Paulo. Na ocasião, a Dra. Maria Luisa dividiu a mesa com a Prof.ª Dra. Patrícia Tempski, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) pesquisadora e mentora no âmbito da educação médica e com a educadora Ana Maria Freire, viúva do educador Prof. Paulo Freire.

Sempre buscando inovações nos métodos de ensino-aprendizagem, a Prof.ª Dra. Marta Menezes realizará uma oficina sobre Metodologias Ativas, com destaque para o Team Based Learning (TBL), método de ensino com base em procedimentos para o desenvolvimento de equipes de estudo, com a finalidade de aumentar a qualidade de aprendizagem dos alunos. A técnica também amplia a habilidade na solução de problemas, dinamiza a aula e promove o trabalho em equipes, valorizando a discussão e a capacidade reflexiva e crítica dos estudantes.

Fórum Pedagógico da Bahiana - Histórico

A Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública é uma instituição preocupada em contribuir com a construção de uma sociedade mais justa e humana. Assim, a formação de pessoas é entendida pela filosofia da instituição como um processo contínuo no qual todos os integrantes da comunidade acadêmica estão inseridos. Desde 2000 a Escola vem desenvolvendo ações estratégicas para promover uma formação continuada de seu corpo docente. Em 2010, foi lançado o Programa Institucional de Desenvolvimento Docente (PROIDD), com a missão de qualificar os professores e promover oportunidades para a construção do conhecimento.

Esse esforço pela contínua valorização e capacitação de seu corpo docente foi reconhecido nacionalmente.  No ano passado, a Dra. Maria Luisa Carvalho Soliani passou a integrar o conselho fiscal da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), juntamente com representantes de universidades públicas estaduais e federais de outros estados.

Aguarde a programação completa do evento.