Bahiana recebe visita de crianças e adolescentes do Grupo Guerreiros da Paz

Atividade conta com a participação de estudantes de diversos cursos.

A Bahiana recebeu, no dia 5 de junho, uma visita especial. Crianças e adolescentes com idades de 2 a 13 anos, integrantes do Grupo Guerreiros da Paz estivaram na Unidade Acadêmica Brotas, onde puderam participar de uma série de atividades lúdicas e educativas. O Grupo Guerreiro da Paz é uma instituição não governamental que acolhe crianças carentes no turno oposto ao da escola para trabalhar com atividades de reforço escolar, ética e educação.

A visita foi coordenada pelo professor do curso de Fisioterapia, Henrique Aragão, por meio de uma parceria com o Programa Candeal, coordenado pela professora de Psicologia, Maria Antonieta Araújo e a com a Clínica de Fisioterapia que tem como gestora responsável, Prof.ª Selena Dubois.

Durante a visita, o grupo de visitantes foi dividido em dois. Crianças com idades de 2 a 6 anos foram para Clínica de Fisioterapia, onde foram acolhidas pelos alunos do estágio curricular que realizaram atividades lúdicas. Por sua vez, o grupo com faixa etária de 7 a 13 anos foi para uma das salas de aula, onde assistiram a um filme, acompanhadas pelos alunos dos cursos de Odontologia e Biomedicina.

Os pais e acompanhantes das crianças e adolescentes também participaram de uma programação especial que incluiu uma atividade de primeiros socorros ministrada pelos alunos do curso de Medicina e uma aula sobre a saúde bucal pelos alunos do curso de Odontologia, que também compreendeu a elaboração de um relatório de investigação da saúde bucal de seus filhos.

"A ideia é que as crianças que tiveram problemas na parte de saúde bucal possam ser encaminhadas no segundo semestre para a Clínica Escola em Odontologia para tratamento. Também deve ser desenvolvido um projeto de instalação de um escovódromo, firmado o acompanhamento com uma nutricionista (para orientar a saúde alimentar dessas crianças e melhorar a saúde bucal) e a realização de atividades educacionais oferecidas pelos alunos do Programa Candeal", explica Prof. Henrique Aragão.

Ao final, todas as crianças, assim como os pais e acompanhantes, foram encaminhadas para uma sala de aula onde foi exibido um pequeno documentário sobre algumas atividades realizadas pelos estudantes da Bahiana, por meio do Programa Candeal, com as crianças integrantes do Grupo Guerreiro da Paz, no primeiro semestre de 2013.