Número de participantes da JOBA supera expectativas

Em sua 12ª edição, a Jornada Odontológica da Bahiana recebe mais de 600 participantes.

Uma grade composta de minicursos, palestras, workshops, Hands-on, simpósios, além da realização do 1º Encontro de Endodontia da Bahiana e do 2º Encontro de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial da Bahiana foi o que atraiu mais de 600 participantes para a 12ª Jornada Odontológica da Bahiana, que aconteceu nos dias 9 e 10 de maio, na Unidade Acadêmica Cabula. Segundo o coordenador dessa edição, Prof. Atson Fernandes, além dos estudantes do curso de Odontologia da Bahiana, o evento contou com a participação de estudantes e profissionais de instituições como UFBA, UEFS e Unime.

O primeiro dia de atividades foi encerrado com uma solenidade de boas-vindas aos participantes que contou com uma mesa-diretora, tendo presentes o coordenador do curso de Odontologia da Bahiana, Prof. Urbino Tunes; o coordenador o 1º Encontro de Endodontia da Bahiana, Prof. Ronaldo de Souza; o coordenador do 2º Encontro de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial da Bahiana, Prof. Fernando Bastos Jr.; o Presidente da Associação Brasileira de Odontologia - Seção Bahia, Dr. Antístenes Albernaz e o representante do corpo discente, o aluno Tiago Azevedo.

"Tivemos a adesão de muitos parceiros para a realização desse evento, o que é o resultado e o reconhecimento da seriedade da JOBA", declarou Prof. Atson, agradecendo o empenho dos professores monitores e dos mais de 30 estudantes de graduação envolvidos na organização.

"O 1º Encontro de Endodontia da Bahiana é para nós motivo de muita alegria e honra e nossa forma de agradecer é fazendo boas atividades com professores de outras instituições que aqui trazem novas formas de pensar", disse Prof. Ronaldo de Souza.

Segundo o Prof. Urbino Tunes, o objetivo inicial da JOBA, quando foi idealizada, há 12 anos, era  ser uma atividade que envolvesse os estudantes, aproximando-os dos professores. "Hoje, em sua adolescência, a JOBA já possui a maturidade de um evento profissional com uma grade científica vasta e interessante". Ele finalizou com uma mensagem para os estudantes: "não basta adquirir o saber. É preciso adquirir atitude, ou seja, colocar o seu conhecimento em ações voltadas para beneficiar outras pessoas. E aqui estamos fazendo isso compartilhando o conhecimento", completou.

Joba Comunidade
Como em todas as edições, a 12ª JOBA promoveu uma ação de educação e saúde voltada para crianças de 5 a 12 anos do Colégio Estadual Roberto Santos. As atividades foram coordenadas pela Liga Acadêmica Baiana de Educação em Saúde Bucal (LABESB). Segundo o presidente da LABESB, o estudante Felipe Moraes, neste ano a Liga contou com a participação de mais 20 voluntários, alunos do curso de Odontologia, que auxiliaram na realização de atividades de escovação supervisionada,  educação e promoção da saúde bucal. "Realizamos essas atividades também em comunidades do interior do estado com o apoio da Bahiana que nos cede o trailer odontológico e sob a monitoria do Prof. Antônio Pita", declarou Felipe.

Confira as fotos:

09/05/2013