Notícias

Notícias

Bahiana agora é RUTE

Núcleo de Telemedicina e Telessaúde é inaugurado na Bahiana.

compartilhe

Na manhã da última sexta-feira (15), a Bahiana passou a integrar um seleto grupo de universidades, escolas e unidades de saúde do Brasil, contando agora com seu próprio Núcleo de Telemedicina e Telessaúde. Juntamente com o núcleo da Escola, foram também inaugurados os núcleos do Hospital Universitário de Maringá (HUM), do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (INTO - RJ), do Instituto do Coração (INCOR), do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP) e do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC – Centrinho), também da USP.

A cerimônia foi realizada por meio de videoconferência a partir do anfiteatro do INCOR e contou com a presença do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha,  e do Secretário da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales.

“Já participávamos de ações da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE), por meio dos SIGs (Grupos de Interesse), mas com esse núcleo, nossas possibilidades são quase ilimitadas, no que se refere a ações de telemedicina e telessaúde”, declarou a coordenadora do Núcleo de Telemedicina e Telessaúde da Bahiana (NUTESB), Prof.ª Dra. Marta Menezes.

A coordenadora explicou que o aceite dado à Bahiana pela RUTE se deu pela apresentação de um projeto em telemedicina e telessaúde que vai integrar a Unidade de Pronto Atendimento que funciona no Complexo Vida Plena com o Ambulatório Docente-Assistencial da Bahiana (ADAB). Dessa forma, os médicos que estão trabalhando no atendimento de pacientes no complexo podem realizar teleconsultas a especialistas que atendem no ADAB.

Além dos avanços tecnológicos que podem ser usufruídos pela instituição, a Dra. Marta destaca que ser um Núcleo de Telemedicina e Telessaúde também é um reconhecimento pela qualidade e excelência da Bahiana como instituição de ensino e pesquisa.

Estiveram presentes para compartilhar da cerimônia, na sala de videoconferências do CEDETE, o diretor de Gestão da Rede Própria (DGRP) da Secretaia Estadual de Saúde, Dr. Paulo Barbosa, então representando o secretário Jorge Solla, o presidente do Conselho CUrador da FBDC, Dr. Ademário Spínola, a coordenadora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Bahiana, Dra. Kátia Sá, a coordenadora do curso de Medicina e diretora do ADAB, Dra. Eliana de Paula, o gestor do CEDETE e professor do curso de Medicina, Prof. Antonio Carlos Costa, a coordenadora do curso de Terapia Ocupacional, Ana Joaquina Mariani Passos, a Prof.a do curso de Fisioterapia, Patrícia Alcântara e o diretor de Ensino e Pesquisa do Hospital Santa Isabel, Dr. Gilson Feitosa.

A gravação da videoconferência já está disponível para visualização e download no Portal ICD RUTE. Clique aqui para assistir.