Estudantes e professores de Biomedicina participam de Feira de Saúde em Ilha de Maré

Evento foi desenvolvido em parceria com a Unidade de Saúde da Família da localidade.

Mais uma edição da Feira de Saúde da Ilha de Maré aconteceu no dia 19 de outubro, na localidade do Botelho. A ação foi promovida pela Bahiana em parceria com a Unidade de Saúde da Família de Ilha de Maré. O evento foi realizado como parte das atividades interdisciplinares organizadas pelas disciplinas Ecologia e Saúde, Saúde Comunitária II e Microbiologia Clínica do curso de Biomedicina e teve como objetivo promover o desenvolvimento de ações assistenciais à população local.

Participaram das atividades 45 alunos e 3 professores do curso de Biomedicina, além de um dentista, dois estudantes de nutrição, uma enfermeira e representantes da Secretaria de Saúde e Liderança Comunitária.

O grupo promoveu ações de Prevenção e Promoção à Saúde como aferições de pressão, glicemia capilar e levantamentos de dados antropométricos para avaliação de risco à diabetes mellitus, além de exames parasitológicos, palestras sobre prevenção do câncer de mama e orientação nutricional a pacientes adultos. Também foram realizadas seções de teatrinhos, jogos e brincadeiras entre as crianças envolvendo a inclusão digital e introdução à pesquisa, com a distribuição de brindes e doces.

Segundo os professores Edson Félix e Sidney Santana, do curso de Biomedicina da Bahiana, já está sendo planejada, para o próximo ano, uma nova Feira de Saúde em outra localidade da Ilha, a ser escolhida pelos parceiros organizadores e  o convite para a participação de outros cursos da Bahiana.

CLIQUE AQUI para ver as fotos.