Estudantes de Terapia Ocupacional participam de Fórum

Acadêmicas apresentam trabalhos sobre as Boas Práticas dos cursos de Saúde da Bahiana.

Estudantes do curso de Terapia Ocupacional da Bahiana representaram a Escola no I Fórum de Humanização da Saúde, realizado pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no dia 9 de outubro. Na ocasião, o grupo de acadêmicas apresentou cinco trabalhos que tiveram como tema "Boas Práticas dos Cursos de Saúde da Bahiana”.

Os trabalhos que ressaltam a contribuição da Terapia Ocupacional para humanização da saúde no contexto hospitalar, foram produzidos a partir da vivência das estudantes no Estágio Supervisionado pela Prof.ª Carina Vieira, no Hospital do Subúrbio. Os estudos abordaram a prática do Terapeuta Ocupacional através de atuações com acompanhantes e familiares, bem como intervenções diretas com os pacientes através de atividades de lazer, confecção de recursos de tecnologias assistivas para auxiliar os pacientes no desempenho das suas atividades de vida diária, bem como na elaboração de diferentes dispositivos de comunicação e educação em saúde.

Segundo a professora do curso de T.O., Moniere Coelho Cardoso, "a atuação desses profissionais contribui para a saúde funcional dos pacientes, auxiliam na (re)humaniazação e reestruturação dos seus cotidianos, além de fomentar a autonomia e corresponsabilidade do sujeito durante e após o processo de hospitalização, pondo em prática o que está preconizado na política de humanização hospitalar".