Notícias

Notícias

Novidades da Fisioterapia

Artigos de professores da Bahiana estão presentes em publicações nacionais e estrangeiras.

compartilhe

Nesta semana em que é celebrado o dia do Fisioterapeuta, 13 de outubro, o curso de Fisioterapia da Bahiana traz grandes novidades sobre a participação de professores em publicações nacionais e internacionais.

A professora Dra. Patrícia Lordêlo é autora de capítulos dos livros "Manual de Urologia Pediátrica” e "Fisioterapia Aplicada à Saúde da Mulher". Além disso, ela assina, ao lado da professora Maria Luiza Veiga, também do curso de Fisioterapia e do professor Dr. Ubirajara Barroso, do curso de Medicina, o artigo científico "Evoluation os constipation after parasacral transcutaneous electrical nerve stimulation in childrem with lower urinary tract dysfunction - A pilot study", publicado no Jornal of Pediatric Urology.

A professora Maria Luiza Veiga é também autora de um dos capítulos do livro “Educação em Saúde na Comunidade - Elementos pedagógicos de uma prática interdisciplinar”, produto do Programa Candeal e recém-lançado, em parceria com a UNEB, na última edição da Mostra Científica e Cultural da Bahiana.

A professora Adriana Cardim também integra o grupo de autores do livro "A Saúde do Trabalhador na Bahia", assinando um dos seus capítulos, e a professora Adriana Campos Sasaki é autora de um dos textos da publicação "Condutas Práticas em Fisioterapia Neurológica".

Outra novidade da Fisioterapia da Bahiana é que o estudo científico "Estimulação   temporomandibular crônica: ensaio clínico, cego e randomizado" foi o grande vencedor do Prêmio V.J. Valério de Incentivo ao Estudo da Dor, na categoria Melhor Estudo Clínico, concedido durante o 10º Congresso Brasileiro de Dor. O estudo é de autoria de alunos da pós-graduação sob a orientação dos professores Abrahão Baptista e Bruno Goes.