Notícias

Notícias

8ª edição do Fórum Pedagógico da Bahiana conta com a participação de professores da USP

Grupo de Metodologia Ativa é o vencedor do Troféu Borboleguim de Ouro 2012.

compartilhe

Metodologia ativa, avaliação e pesquisa. Com esse foco, cerca de 230 professores dos sete cursos da Bahiana estiveram reunidos nos dias 10 e 11 de agosto durante o VIII Fórum Pedagógico da Bahiana. O primeiro dia compreendeu a realização de seis oficinas com os temas: Pesquisa e Trabalho de Conclusão de Curso; O papel do tutor; Avaliação em Aprendizagem Baseada em Problemas – ABP; O professor pesquisador; Construção de avaliação: OSCE e Avaliação atitudinal das práticas de estágio. A metodologia utilizada nestas oficinas foi baseada em uma das formas de metodologia ativa, a Aprendizagem Baseada em Problemas, ABP, com um ajuste metodológico.

O segundo dia de Fórum foi marcado com a participação especial do Dr. Miltom Arruda e Dra. Patrícia Tempski, ambos integrantes do quadro de professores da USP que participaram, juntamente com a diretora da Bahiana, Prof.ª Dra. Maria Luisa Soliani e Prof.ª Luiza Ribeiro, coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas da instituição, de um bate-papo sobre a pesquisa e o papel do professor orientador, avaliação e a utilização das metodologias ativas de ensino.

Como não poderia deixar de acontecer, o encontro pedagógico contou com a tradicional visita do Borboleguim. Figura emblemática que representa o poder de transformação e adaptação do professor no exercício de sua função. "Uma criação dessa só poderia sair da Bahiana, de cabeças como a da Maria Luisa e da Luiza Ribeiro, ao trazerem a ludicidade e a criatividade inspiradoras para discutir o processo de ensino", declarou Dra. Patrícia Tempski. "A Bahiana tem uma característica de investir na docência. A gente tem viajado muito pelo Brasil e não temos visto uma grande participação dos docentes em eventos como esse", conta Miltom Arruda. Este ano, participaram 230 professores, número recorde de todas as edições, além de um grupo de professores da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Durante a realização do Fórum, também foi lançado o livro Avaliação: metodologias no campo da saúde e da formação, organizado por Cristina Maria Meira de Melo, Norma Carapiá e Tatiane Araújo dos Santos, professora do curso de Enfermagem da Bahiana.

Ao final, foi eleito o grupo vencedor do troféu Borboleguim de Ouro 2012, os professores integrantes da oficina de Metodologia Ativa, com o tema: O papel do tutor, elaborada pelo curso de Enfermagem, que contou com a participação de professores de todos os cursos. Também foi celebrado mais uma vez o aniversário de 60 anos da Bahiana, com uma apresentação artística e lúdica resgatando todas as edições anteriores do Fórum Pedagógico, iniciado em 2001, no antigo Hotel da Bahia.