CMIRA reabre inscrições

Parceria entre a BAHIANA e o Hospital Sírio-Libanês que traz programa especial para a Bahia.

A Bahiana reabre as inscrições para o CMIRA, um dos principais programas de extensão universitária do renomado Hospital Sírio-Libanês, voltado para o desenvolvimento de capacidades e avaliação de competência médica, a fim de promover uma prática de excelência na qualidade do cuidado e segurança do paciente.

Adotado pelas melhores universidades e escolas médicas do país, o programa especial chegou à Bahia por meio de uma parceria estabelecida entre a Bahiana e o Sírio-Libanês e é voltado para estudantes de medicina a partir do 3º ano da graduação.

O curso é aberto a todos os estudantes de Medicina e alunos da Bahiana têm desconto exclusivo de 10% a partir da segunda mensalidade.

AULA  ABERTA GRATUITA
14 e 15/08 - 19 h
SALA 306 - UNIDADE ACADÊMICA BROTAS

SORTEIO DE UMA BOLSA INTEGRAL PARA
ALUNOS INSCRITOS NO CMIRA ATÉ O DIA 20/08

Diferenciais do Programa

O CMIRA é uma iniciativa única no Brasil que privilegia o desenvolvimento de capacidades voltadas para as necessidades de saúde individuais da criança e adolescente, da mulher, do adulto e do idoso, tendo como foco o cuidado com o paciente. Além disso, o programa trabalha a priorização de problemas e gestão clínica, segundo princípios de eficiência, efetividade, eficácia, qualidade do cuidado e segurança. Entre outros diferenciais, o estudante ainda tem a possibilidade de realizar estágios práticos no Hospital Sírio-Libanês e em instituições internacionais parceiras do programa.

O programa utiliza a metodologia de Aprendizagem Baseada em Equipes (TBL - Team Based Learning), em uma carga horária de 180 horas e acontece por meio de aulas presenciais com interação, via videoconferência, com os professores do Hospital Sírio-Libanês e de outras instituições renomadas no segmento da saúde. Ao estudante, é conferido também o acesso a um banco de dados com mais de 40 mil testes para autoavaliação e com 8 mil questões comentadas das principais instituições de Residência Médica do Brasil. As aulas acontecerão na Bahiana, na Unidade Acadêmica Brotas, polo local do CMIRA na Bahia.

Team Based Learning - TBL

Desenvolvida por Dr. Larry K Michaelsen, Phd em Psicologia Organizacional (Universidade de Michigan), a TBL é uma metodologia de ensino com base em procedimentos para o desenvolvimento de equipes de estudo, com a finalidade de aumentar a qualidade de aprendizagem dos alunos. Além disso, o método amplia a habilidade na solução de problemas, dinamiza a aula e promove o trabalho em equipes, valorizando a discussão e a capacidade reflexiva e crítica dos estudantes.