Prof. Dr. Humberto Castro Lima é homenageado

SOBLEC homenageia Prof. Humberto por grandes feitos em prol da saúde ocular no Brasil.

Os serviços em prol da saúde ocular no Brasil, prestados pelo Prof. Humberto Castro Lima ao longo de sua vida profissional, foram lembrados na última sexta-feira, 27 de julho, em uma cerimônia realizada na Associação Bahiana de Medicina. A homenagem foi iniciativa da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refratometria (SOBLEC) que, na ocasião, concedeu a Comenda SOBLEC que foi recebida pela diretora da Bahiana, Prof.ª Dra. Maria Luisa Soliani.

“Antes de ser um grande oftalmologista, Prof. Humberto era um grande médico, porque via o paciente como um todo. Isso faz parte do papel do médico. A relação entre médico e paciente é justamente o que temos incentivado nos nossos cursos de graduação e pós-graduação”, declarou Dra. Maria Luisa.

Entre os feitos do Prof. Humberto, ela ainda destaca sua gestão como diretor da Bahiana, a qual foi marcada por grandes inovações e pela expansão física da instituição que hoje conta com três unidades acadêmicas. “Ele sempre foi um homem capaz de sugerir e de realizar grandes feitos, mas sempre com um foco muito bom, muito especial que era servir os outros. E servir com alegria, com dedicação. E ele nos deixou um legado que é o Hospital Humberto de Castro Lima (mantido pelo Instituto Brasileiro de Oftalmologia e Prevenção da Cegueira)”.

Estiveram presentes, residentes de oftalmologia, a vice-presidente da SOBLEC, Tania Schaefer, o presidente do Cremeb, Dr. José Abelardo Menezes, Dra. Nedy Neves, integrante do Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb) e professora de ética médica e bioética do curso de Medicina da Bahiana.

Prof. Humberto Castro Lima

Humberto Castro Lima formou-se em 1948 pela Faculdade de Medicina da Bahia. No terceiro ano do curso, seu interesse pela Oftalmologia foi despertado pela oportunidade de trabalhar com seu irmão e mestre, Professor Orlando Castro Lima, Otorrinolaringologista e Oftalmologista respeitado. Foi para os Estados Unidos, em agosto de 1949, onde permaneceu durante quase quatro anos como residente no Passaic General Hospital, em Nova Jersey e, posteriormente, no New York Eye and Ear Infirmary, o mais antigo e tradicional hospital de olhos da América. Ao final, submeteu-se aos exames do American Board of Ophthalmology e recebeu convite para instalar-se definitivamente nos Estados Unidos.

Em 1959, criou o Instituto Brasileiro de Oftalmologia e Prevenção da Cegueira (IBOPC), hoje entidade responsável pelo Hospital Humberto Castro Lima, um dos maiores e mais respeitados serviços de oftalmologia do país, voltado para a assistência, pesquisa e ensino, oferecendo, anualmente, 18 vagas para médicos residentes.

Foi Coordenador Geral da Fundação Bahiana para Desenvolvimento das Ciências, mantenedora da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, a partir de 1992, sendo responsável pela criação de duas novas Unidades Acadêmicas, ampliando muito a capacidade assistencial da instituição e aumentando o número de cursos oferecidos.

O Prof. Humberto Castro Lima nasceu em 03 de outubro de 1924 e faleceu em 1º de julho de 2008.