Feira de Saúde

Estudantes da Bahiana atendem a comunidade de Brotas.

Mais de 100 estudantes dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Psicologia, Odontologia e Terapia Ocupacional da Bahiana participaram, no último sábado, 26 de maio, da Feira de Saúde do Ambulatório Docente-Assistencial da Bahiana que aconteceu na Paróquia de Nossa Senhora de Brotas, das 8h às 16h.

Divididos em grupos, os estudantes, supervisionados por professores, realizaram diversos atendimentos médicos e promoveram atividades de educação e promoção da saúde. Entre os serviços prestados à comunidade, foram realizados aferição da pressão sanguínea com orientação quanto à prevenção e controle da hipertensão arterial de 188 pessoas; 18 testes de glicemia capilar e 226 testes anti-hepatite C.

Para o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) - para prevenção e controle da obesidade; teste rápido para diagnóstico da Hepatite C e atividades lúdicas para crianças e adolescentes -,  foram avaliadas 230 pessoas, sendo 43 homens e 187 mulheres. Também foram atendidas mulheres para o exame de citologia vaginal, cujos resultados foram entregues no dia 26 de maio, no ADAB/Brotas.

O projeto Ver Melhor, do Hospital Humberto Castro Lima /IBOPC, também participou com um grupo de residentes que realizaram exames de acuidade visual.