Atividades especiais marcam o Dia das Mães

Mães, alunas e colaboradoras participam de sessões de Pilates, massagem, acupuntura auricular e defesa pessoal.

Um verdadeiro playground foi montado no Pátio do Pavilhão III da Unidade Acadêmica Brotas, na manhã de sexta-feira, 11 de maio, para receber mães de estudantes, mães funcionárias e mães alunas. Na ocasião, elas puderam realizar sessões de massagem, acupuntura auricular, Pilates e defesa pessoal. “É uma ação importante e de grande incentivo, pois, além de termos esse atendimento, pudemos nos informar mais sobre o assunto. Eu já fiz acupuntura, mas não conhecia a modalidade auricular, por exemplo”, conta Maria das Graças Souza Dantas, mãe da ex-aluna da Bahiana e atual aluna da Pós-Graduação da Escola, Lorena Souza Dantas.

A iniciativa integra o programa de educação em saúde, promovido pela Bahiana que se destina a toda a comunidade da instituição, incluindo estudantes, professores, funcionários e familiares.

Pilates
Joseph Pilates nasceu no ano de 1880 em Dusseldorf, na Alemanha. Desde criança, sofria de asma, raquitismo e febre reumática. Estudou várias formas de movimento, incluindo yoga zen, técnicas gregas, ginástica de solo e luta greco-romana. Aos 14 anos dedicou-se ao fisiculturismo chegando a posar para cartazes de anatomia.

Em 1912, Pilates decidiu ir para a Inglaterra onde se tornou boxeador e treinador de defesa pessoal da força policial inglesa. Com a Primeira Guerra Mundial, ele e outros alemães ficaram detidos por um ano em Lancaster. Nesse período, ele treinava ginástica de solo com os seus colegas de detenção e, com o treino, foram melhorando o condicionamento físico.

Mais tarde, Pilates foi transferido para Ilha Man, desenvolvendo lá a função de enfermeiro, cuidando de pessoas incapacitadas e enfermas por causa da guerra. Ao perceber a inatividade desses indivíduos acamados no hospital, adaptava as camas com molas para facilitar a movimentação e desenvolvimento de exercícios pelos enfermos. A partir dessa experiência, surgem os protótipos do que futuramente se tornariam os equipamentos do Método Pilates, utilizados até os dias atuais. Após a guerra, ele voltou à Alemanha para treinar a polícia da cidade de Flamberg. Durante este período, ele conheceu Rudolf Von Laban, que incorporou parte da técnica de Pilates em seu método de ensino.

Em 1926, Joseph Pilates parte para os Estados Unidos e abre um estúdio na cidade de Nova York, onde passa a receber a atenção da comunidade de dança e sua técnica torna-se parte integral do treinamento de bailarinos. Grandes nomes da dança como Ruth St. Denis, Ted Shawn, Marta Graham, George Balanchine, Hanya Holme e Jaerome Robbins foram alunos e praticaram a técnica de Pilates.

"O método Pilates é uma filosofia. Os princípios são baseados no relaxamento, na respiração, no controle e precisão do movimento. O trabalho é voltado para o fortalecimento da região abdominal. Porém, no Pilates trabalhamos três vertentes: mente, corpo e espírito, o que hoje chamamos saúde do ser", explica a fisioterapeuta e diretora da Active Pilates, Dra. Aline Mendonça, responsável pelas ações de Pilates desenvolvidas durante o evento do Dia das Mães da Bahiana.

Dra. Aline explica que "para as mães mais sedentárias, começamos trabalhando a respiração, a concentração e depois de interligadas essas condutas, essa mãe vai desenvolver melhor suas atividades diárias". Ela ainda destaca a grande contribuição do Método Pilates na melhora da postura e na redução do gasto energético.

Acupuntura Auricular
"A auriculopuntura ou auriculoterapia é um dos recursos da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) realizada em pontos localizados no pavilhão auditivo, visando o equilíbrio do fluxo de energia no corpo", explicou a fisioterapeuta e acupunturista Elydia Freire. De acordo com o conhecimento oriental, a energia flui através de canais chamados meridianos, que interligam os vários órgãos do corpo, mantendo o organismo em funcionamento adequado. Na região auricular existem mais de 120 pontos em cada orelha onde há o cruzamento da grande maioria dos meridianos.

Este é um microsistema com representação de todo o corpo e suas estruturas. A imagem mais difundida mostra a orelha como o feto de ponta-cabeça, correspondendo o lóbulo à cabeça. Costuma-se usar pequenas sementes de papoulas ou agulhas permanentes que são bem pequenas e com um formato semelhante ao nome popularmente denominado rabo de porco.

Elydia explica que as agulhas são seguras por esparadrapo e podem ficar de três a cinco dias na orelha. "A acupuntura auricular é muito usada para aliviar dores ou auxiliar o tratamento com a acupuntura sistêmica (tradicional, feita em todas as regiões do corpo), por apresentar um efeito rápido e pela possibilidade de continuar com os estímulos por mais tempo. Pela associação com a imagem do feto é fácil guardar a relação das áreas da orelha com o corpo humano”.