CMIRA - inscrições prorrogadas

Bahiana oferece programa de extensão universitária do Sírio-Libanês.

CLIQUE AQUI para realizar sua inscrição.

As inscrições para o programa de extensão CMIRA, do Hospital Sírio-Libanês, foram prorrogadas até o dia 31 de março. As inscrições podem ser realizadas no site do Hospital Sírio-Libanês ou da Bahiana . Alunos da Bahiana terão prioridade nas vagas e desconto de 10%. Os alunos poderão assistir gratuitamente as aulas, durante as duas primeiras semanas.

A oferta de vagas para a Bahia é fruto de uma parceria entre a Bahiana e o Hospital Sírio-Libanês, um convênio de natureza inédita no estado. Voltado para estudantes de medicina a partir do 3º ano da graduação, o CMIRA é um dos principais programas de extensão universitária do renomado hospital paulista, voltado para o desenvolvimento de capacidades e avaliação de competência médica, a fim de promover uma prática de excelência na qualidade do cuidado e segurança do paciente.

A abertura do programa foi realizada na semana passada, na Unidade Acadêmica Brotas, com a apresentação de uma videoconferência (clique aqui para assistir) que transmitiu as boas-vindas ao Dr. Roberto Padilha, diretor do Instituto de Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês.

Diferenciais do Programa
O CMIRA é uma iniciativa única no Brasil que privilegia o desenvolvimento de capacidades voltadas para as necessidades de saúde individuais da criança e do adolescente, da mulher, do adulto e do idoso, tendo como foco o cuidado com o paciente. Além disso, o programa trabalha a priorização de problemas e gestão clínica, segundo princípios de eficiência, efetividade, eficácia, qualidade do cuidado e segurança. Entre outros diferenciais, o estudante ainda tem a possibilidade de realizar estágios práticos no Hospital Sírio-Libanês e em instituições internacionais parceiras do programa.

O programa utiliza a metodologia de Aprendizagem Baseada em Equipes (TBL - Team Based Learning), em uma carga horária de 180 horas e acontece por meio de aulas presenciais com interação, via videoconferência, com os professores do Hospital Sírio-Libanês e de outras instituições renomadas no segmento da saúde. É conferido, também, ao estudante acesso a um banco de dados com mais de 40 mil testes para autoavaliação e 8 mil questões comentadas das principais instituições de residência médica do Brasil. As aulas acontecerão na Bahiana, Unidade Acadêmica Brotas, polo local do CMIRA na Bahia.

Team Based Learning - TBL
 Desenvolvida por Dr. Larry K Michaelsen, Phd em Psicologia Organizacional (Universidade de Michigan), a TBL é uma metodologia de ensino com base em procedimentos para o desenvolvimento de equipes de estudo, com a finalidade de aumentar a qualidade de aprendizagem dos alunos. Além disso, o método amplia a habilidade na solução de problemas, dinamiza a aula e promove o trabalho em equipes, valorizando a discussão e a capacidade reflexiva e crítica dos estudantes.

Visualize o cartaz de divulgação clicando AQUI.