Ex-aluna de Psicologia da Bahiana aprovada em residência da USP

Formada em Psicologia pela Bahiana, Camila Pedreira e Ataíde destaca que estágios curriculares e disciplinas teóricas contribuíram no seu sucesso.

O sucesso de um estudante, bem como do profissional, depende, em grande parte, de seu esforço, envolvimento e compromisso. Isso não foi diferente com a psicóloga recém formada pela Bahiana, Camila Pedreira e Ataíde, que acaba de ser aprovada na seleção para a residência universitária em Psicologia Hospitalar, da Universidade de São Paulo – USP. Segundo ela, a Bahiana contribuiu para o seu êxito na medida em que a grade curricular do curso de graduação oferece estágios, possibilitando a prática clínica, além de disciplinas teóricas que ajudam a desenvolver a formação de um profissional comprometido com o social. Confira a entrevista!

Como será seu trabalho na residência da USP?
A residência que farei na USP será em Psicologia Hospitalar em Cardiologia, no Incor (Instituto do Coração), o que eles intitulam de Aprimoramento Profissional na Área da Saúde - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Trata-se de uma residência com período de um ano e carga horária de 40 horas semanais, com atuação nas mais diversas unidades do hospital, como enfermaria, emergência e internação. Serão atendidos pacientes e familiares de pré e pós cirúrgicos, crianças e adultos com a orientação da psicanálise. Para o ingresso na residência existe uma seleção com duas etapas: a primeira com uma prova objetiva e a segunda foi prática, com questões subjetivas, dinâmica de grupo e entrevista.

Quais suas expectativas com relação ao período na USP?
As minhas expectativas são as melhores! Afinal de contas trata-se de uma excelente instituição que tem tradição e experiência com profissionais qualificados.

Tem alguma pretensão em seguir carreira acadêmica? Pensa em algum tema para objeto de estudo?
Penso na carreira acadêmica sim, tendo como objeto de estudo a psicanálise e a atuação da psicologia no hospital, na saúde.

Em quais aspectos o curso de Psicologia da Bahiana lhe auxiliou nessa aprovação?
A Bahiana tem um enfoque para saúde, desta forma me preparou para a seleção da residência em uma área de saúde. Houve estágios e disciplinas teóricas que me auxiliaram com essa direção da faculdade.

Em que pontos, atividades como a Mostra Científica, Programa Candeal e o próprio TCC auxiliam na formação de um profissional mais preocupado com o bem estar da sociedade?
Atuar na psicologia é atuar na saúde e no social, deste modo, todo estágio, disciplina, evento científico e trabalho teórico e prático vão ser fundamentais para desenvolver, no estudante de psicologia, habilidades fundamentais para um bom exercício da profissão. Exercício esse pautado na ética e no compromisso social.