18 de outubro - Dia do Médico

Parabéns a todos os médicos e médicas pelo seu dia.

CLIQUE AQUI para ver nossa homenagem.

Entender o paciente além de seus sintomas, de sua doença. Aprender a interpretá-lo também pelo seu estilo de vida, condição social, contexto familiar. O médico, no mundo contemporâneo, não é mais aquele profissional voltado apenas para a cura das doenças. Os pacientes ganharam uma visão mais complexa a respeito de si mesmos e os profissionais médicos tiveram que aprender a enxergar além dos sinais físicos.

Os avanços tecnológicos e os meios de comunicação tornaram os pacientes mais exigentes, informados e menos inseguros. Mas nada substitui o médico, seja para a cura de enfermidades ou para a promoção de hábitos preventivos, visando uma melhor qualidade de vida. Atentos a essas transformações, os médicos, na contemporaneidade, têm trabalhado seu lado humanista, tornando-se novos conselheiros e “amigos” de seus pacientes.

Assim, a Bahiana alegremente parabeniza os médicos e médicas por sua incansável dedicação neste 18 de outubro.

Por que 18 de outubro?

O dia 18 de outubro é considerado o dia do médico em muitos países, como Brasil, Portugal, França, Espanha, Itália, Bélgica, Polônia, Inglaterra, Argentina, Canadá e Estados Unidos. Essa data foi escolhida por ser o dia consagrado a Lucas, o "amado médico", segundo o apóstolo Paulo. Lucas teria estudado medicina em Antioquia, além de ser pintor, músico e historiador, sendo um dos mais intelectuais discípulos de Cristo. A tradição de ter Lucas como o patrono dos médicos se iniciou por volta do século XV.

Fonte: Portal Brasil Escola