Bahiana Forma Primeira Turma de Enfermagem

Solenidade celebra dia histórico para a Bahiana

A ansiedade de quatro anos de estudos e experiências de repente se transforma em um rosto feliz, no telão que exibe um videoclipe. O que ontem eram meninas e meninos, hoje são mulheres e homens, prontos para exercer uma profissão. A ansiedade não foi embora, apenas se transporta para novas e grandes expectativas do mundo profissional. Alegria e festa marcaram a formatura da 1ª turma do curso de Enfermagem da Bahiana - Turma Wanda Horta - que aconteceu no último sábado, 17 de setembro, no Centro de Convenções da Bahia.

A solenidade contou com a presença da diretora da Bahiana, Dr.ª Maria Luisa Carvalho Soliani, e da coordenadora do curso de Enfermagem, Prof.ª Maria de Lourdes de Freitas Gomes, patronesse e paraninfa da turma, respectivamente. A mesa de cerimônia contou também com a participação dos professores e funcionários homenageados Carolina Pedroza, vice-coordenadora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Max José Luis Pimenta, Simone Cardoso Passos Carvalho, Artur Gomes Dias Lima, Lílian Fátima Barbosa Marinho, além da Secretária Acadêmica, Ednair Queiroz.

Também receberam homenagem os funcionários João Paulo Dantas de Almeida e João Josias Almeida Seno. A turma homenageou, ainda, a Prof.ª Juliana Bezerra do Amaral e o Prof. Sandro Dutra Cabral Portela que, por motivos particulares, não puderam comparecer à solenidade.

1ª Turma de Enfermagem da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Recordações

Em sua fala, a oradora da turma, Ivanildes Brito Rebouças narrou alguns  dos principais momentos da história do grupo de formandos, destacando disciplinas, o primeiro estágio, inseguranças e aprendizados. Sua fala foi seguida pelo juramento da profissão, realizado pela formanda Andréa Ribeiro de Oliveira Queiroz.
Após o tão esperado momento da diplomação, os já enfermeiros e enfermeiras ouviram as sábias palavras da Prof.ª Maria de Lourdes que, em sua fala, saudou o idealizador do curso de Enfermagem da Bahiana, Prof. Dr. Humberto de Castro Lima. “Dr. Humberto dizia que era o início de um namoro, um encontro entre a Bahiana e a Enfermagem. Muitas reuniões, os primeiros professores, aquisição dos livros e materiais (...) enfim, após a visita e autorização do MEC, em 31 de janeiro de 2007, nasce o curso de Enfermagem da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública”.

Muito aplaudida e emocionada, professora Lourdinha, como é carinhosamente chamada por professores, funcionários e alunos, encerrou seu discurso dirigindo-se, mais uma vez, aos formandos, “até agora caminhamos juntos, ensinamos o que sabemos, indicamos os caminhos sólidos, a caminhar com passos firmes, construímos conhecimentos, chegou a hora de ousar”.

“Uma noite como esta é sempre uma noite muito feliz, principalmente quando se formam os alunos da primeira turma de Enfermagem da Bahiana. Estamos aqui para comemorar e comemorar é lembrar juntos a história de nossas vidas, o que passamos até chegar aqui.” Dessa forma, a patronesse da turma Wanda Horta, Prof.ª Dr.ª Maria Luisa deu início às suas palavras para os formandos. Ela também lembrou o importante papel de líder do Prof. Humberto ao decidir criar o curso. “Esse curso foi pensado para ser construído de forma coletiva e teve à frente uma pessoa de muita coragem que é a professora Lourdinha: ela tem coragem. Teve coragem ao receber o convite do Prof. Humberto para fazer o melhor curso de Enfermagem da Bahia e um dos melhores do Brasil”.

“Acredito ter sido um grande desafio para a Bahiana a inserção do curso de Enfermagem, assim como foi para nós alunos. Inserimo-nos em cursos, congressos, oficinas, fomos mostrando o perfil dos alunos da Bahiana para o mercado de trabalho.” O ar de desbravador é do (agora) enfermeiro Bruno Jones.

“Eu vejo o curso da Bahiana como um dos melhores aqui em Salvador e acredito que conseguimos adquirir muito conhecimento nesses anos. Acredito que a escola nos preparou para o mercado de trabalho. Ela também nos deu uma visão da enfermagem humanizada, isso sempre foi passado pelos nossos professores - que a gente se tornasse enfermeiros humanos, que tivéssemos uma visão do outro.” A experiência contada pela enfermeira Bianca Furlini é partilhada por todos os seus ex-colegas de turma e agora será uma realidade no sistema de saúde da Bahia.

Parabéns aos novos Enfermeiros da Bahiana!