Notícias

Notícias

PAZ - Programa Anti Zumbido

Mais uma ação inovadora oferecida à sociedade

compartilhe

Inaugurado em 05 de julho de 2010, o Programa AntiZumbido (PAZ) é mais uma ação inovadora oferecida à sociedade pelo Ambulatório Docente-Assistencial da Bahiana (ADAB), através do Sistema Único de Saúde. O serviço é coordenado pela sua idealizadora, a otorrinolaringologista Dra. Clarice Saba, uma referência nacional no assunto.

ZUMBIDO

Zumbido é a percepção de sons na ausência de uma fonte sonora física. Não é uma doença, é um sintoma.

Ele tem várias causas a exemplo da parcial perda auditiva, questões anatômicas e miofuncionais da face e arcada dentária, postura, alterações nos níveis de triglicerídeos, pré-diabetes, alto consumo de cafeína, de açúcares, dentre outros fatores. Por este motivo, o PAZ oferece um atendimento multiprofissional no qual o otorrinolaringologista, após avaliação inicial e exames laboratoriais, de imagem e avaliação audiológica, encaminha o paciente para as diversas especialidades que se fizerem necessárias, como por exemplo: medicina interna,  gastroenterologia, dentista e ortodontista, nutricionista, psicologia, endocrinologia, cardiologia, e fisioterapeuta.

Estima-se que 17% da população mundial apresentam o zumbido. Esse sintoma, hoje considerado passível de cura, traz transtornos à população tais como alterações do humor, agravamento de patologias como a hipertensão e diabetes, irritabilidade, depressão, podendo até mesmo levar ao suicídio.

Devido à grande associação com diversas comorbidades (coexistência de transtornos ou doenças), o zumbido pode servir como sinal de alerta na descompensação das doenças metabólicas de grande impacto na população a exemplo de hipertensão, diabetes, dislipidemias, hipo ou hipertireoidismo, etc.

O zumbido também tem grandes repercussões na comunicação humana, principalmente nos pacientes portadores de presbiacusia (diminuição auditiva relacionada ao envelhecimento), perda auditiva e/ou portadores de doenças auditivas ocupacionais.

O tratamento do zumbido é fundamental para a melhoria da qualidade de vida da população. Devido à multiplicidade de causas, torna-se necessária uma ação multidisciplinar que inclui avaliação e, quando necessário, tratamento em medicina interna, psicologia, fisioterapia, radiologia, terapia ocupacional, odontologia, etc., corroborando o que foi dito acima.

Clarice Saba
Diretora Técnica do Centro de Otorrinolaringologia da Bahia;  Preceptora da Residência Médica em Otorrinolaringologia da Santa Casa de Misericórdia da Bahia - Hospital Santa Izabel; Fellow do Jackson Memorial Hospital – USA, Fellow do Groningen Ziekenhuis – Holanda; Vice-Presidente da Sociedade de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Bahia, Coordenadora e Idealizadora do Ambulatório de Zumbido da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Atendimento:
Segundas e sextas-feiras, das 08h às 12h e das 14h às 18h.
Marcação presencial
End. Av. D. João VI, 274, Brotas
Contato: 71 3276 8200