Pesquisa e Inovação

Pesquisa e Inovação

Aluna do curso de Medicina da Bahiana é destaque em publicação da Forbes

Camila Verônica Souza Freire é integrante do Grupo Brasileiro de Metaciência e Medicina Baseada em Evidências.

compartilhe

Aluna de medicina Camila Verônica Souza FreireA estudante do curso de Medicina da Bahiana e integrante do Grupo Brasileiro de Metaciência e Medicina Baseada em Evidências, Camila Verônica Souza Freire, foi destaque em uma matéria do site da Forbes, graças à pesquisa "A thought experiment analyzing publication rates in the COVID-19 infodemic", desenvolvida em coautoria com Gabriel de Araújo Grisi e João de Deus Barreto Segundo, sob a orientação do professor Dr. Luís Cláudio Correia. 


Camila explica que, no estudo, foi feita uma metáfora, comparando a epidemia de informação com uma biológica, por meio de análise matemática, equiparando o estudo a um controle. "Isso nos ajuda a entender o comportamento do ecossistema científico, avaliando se há algum tipo de “contágio” entre os autores incentivando publicação demasiada, uma vez que o volume de publicações sobre o tema é bem enfático", esclarece a estudante. 

"Entretanto, algumas evidências mostram que o volume de publicações também traz preocupação quanto à qualidade metodológica desses estudos, tornando difícil no meio de uma epidemia de informação, que consigamos de forma eficiente distinguir o que são trabalhos relevantes", declara Camila. Ela conversou com Andrew Wight, o também correspondente da Forbes, sobre questões relacionadas ao espaço da mulher no mundo da pesquisa. Confira a entrevista completa em: https://bit.ly/3B7aTHg.

NOTÍCIAS RELACIONADAS