Notícias

Notícias

IX Simpósio de Biomedicina da Bahiana reúne especialistas renomados

O evento totalmente on-line aconteceu entre os dias 3 e 7 de novembro.

compartilhe

Palestrantes renomados discutiram os cenários político e científico do Brasil no IX Simpósio de Biomedicina da Bahiana. O evento totalmente on-line aconteceu ao vivo, por meio do canal do YouTube da instituição, entre os dias 3 e 7 de novembro, das 18h às 22h, e marcou também a II Semana de Biomedicina. Com o tema "Biomedicina e os desafios da arte, meio ambiente e saúde pública", as discussões promovidas pelo encontro virtual trouxeram à tona as dificuldades de validação da ciência no país. Intercalando as explanações, o evento foi abrilhantado com manifestações culturais, como a apresentação musical do estudante do curso de Biomedicina Gabriel Gramacho compuseram a programação. O professor homenageado da edição foi Carlos Augusto Catão.


?Temos um grande potencial intelectual que é abalado constantemente pela instabilidade política vivenciada hoje no Brasil?, explica o Dr. Gustavo Cabral, imunologista baiano, que está coordenando a pesquisa da vacina contra a COVID-19 no Brasil, e um dos palestrantes do evento. A Dra. Jaqueline Góes, uma das responsáveis por sequenciar o genoma do coronavírus no Brasil, também esteve presente e salientou o quanto foi importante os estudos nacionais terem sido realizados logo no início da pandemia no país: ?Graças a esses estudos, pudemos identificar quais os tipos de vírus originários do coronavírus e como a infecção pela COVID-19 se desenvolve no organismo do brasileiro”.
    
O evento foi coordenado pelo prof. M.e Gabriel Andrade Nonato Queiroz, mestre em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa, e reuniu estudantes, professores e profissionais de diversas cidades do Brasil, além de promover a ampliação do conhecimento acerca da Biomedicina e de suas áreas de atuação. Por isso, a ação proporcionou a troca de conhecimentos científicos por meio de minicursos, mesas-redondas e seções de exposição de trabalhos científicos em prol do desenvolvimento tecnológico na área biomédica.

Programação
O professor Gabriel Queiroz e Geraldo Ferraro (coordenador do curso de Biomedicina) fizeram a abertura do evento e, logo em seguida, Thomas Kraack e Karen Silva, do grupo Abacashi, apresentaram 3 concertos musicais. O primeiro dia de explanações contou ainda com as participações dos professores Dr. Silvio Cecchi, Dr. Djair de Lima Jr., e Dr. André Vieira que trouxeram o tema ?a Biomedicina no Brasil e na Bahia?. O biomédico e ex-aluno da Bahiana Vinicius Said ainda abordou a biomedicina sob a perspectiva da saúde estética.

Os palestrantes Dra. Jaqueline Góes e o Dr. Gustavo Cabral abordaram a ?COVID-19 e o SARS-COV-2: do genoma à vacina? e os professores Gabriel Muricy e Tanira Matutino falaram sobre ?O Biomédico na Vigilância Epidemiológica e Sanitária no (SARS-CoV-2)?. As duas palestras aconteceram no segundo dia de apresentações. O professor Artur Dias mediou as discussões.

No terceiro dia de palestras, o professor Gabriel Queiroz deu início ao evento. O professor Brunno Câmara explicou a importância da divulgação e popularização da biomedicina, e os professores Luiz Hendrix e Sócrates Matos integraram as elucidações sobre tornar a ciência acessível. Foram anunciados também os trabalhos científicos premiados do simpósio.
    
O professor Sidney Santana mediou o último dia de evento, que teve o tema “Ecologia Humana e Pandemias?. Os professores Dr. Aristeu Vieira e Dra. Débora Magnavita falaram na primeira parte do evento, abrangendo as relações entre homem, meio ambiente e animais e os estudos epidemiológicos e ecológicos entre morcegos e arboviroses na Bahia. Os professores Juracy Marques e Arthur Dias o bloco de discussões do dia 6 de novembro.