Notícias

Notícias

Curso de Odontologia realiza III Simpósio de Saúde Coletiva: uso de substâncias psicoativas e bioética

Evento foi uma realização do componente Saúde Coletiva III

compartilhe

O componente Saúde Coletiva III do curso de Odontologia da Bahiana realizou, no dia 22 de outubro, o III Simpósio de Saúde Coletiva: uso de substâncias psicoativas e bioética, com transmissão pelo canal oficial da Bahiana no YouTube. Com a pergunta norteadora: "Sua formação o capacita para o cuidado com pessoas que consomem drogas?", o evento foi coordenado pelos professores Marlene Barreto Santos Miranda e Ricardo Araújo Silva e pelos discentes da disciplina.

"O componente Saúde Coletiva III hoje se amplia pela importância do tema que assume dentro do debate contemporâneo de saúde, seja pelo número de pessoas que consomem substâncias psicoativas, seja pela forma preconceituosa e estigmatizante com que esse tema é tratado. O mais importante é que ele seja visto sob uma perspectiva interdisciplinar e essa é exatamente a proposta do simpósio". Explicou a professora Marlene em sua fala de abertura.

A conferência de abertura "A Ética do Cuidado no Campo do Consumo das Substâncias Psicoativas" foi ministrada pela assistente social, Andréa Leite, doutora em Bioética pelo programa de pós-graduação da Universidade de Brasília e mestre em Políticas Sociais pela Universidade Católica de Salvador. Em sua fala, Andréa abordou questões ligadas à Bioética de Intervenção. "Os avanços tecnológicos como os medicamentos e os equipamentos são fundamentais para a nossa saúde, mas, quando se tem uma deficiência sanitária tão forte e tão fundamental, é preciso primeiro sanar a fome, a miséria, as iniquidades para depois ou, em paralelo, avançar tecnologicamente", pontuou Andréa em um momento de sua fala.

A segunda palestra da manhã foi sobre o tema "As Aproximações entre a Justiça e a Saúde no Campo do Consumo de Substâncias Psicoativas", com o juiz de Direito Gerivaldo Neiva.

No turno da tarde, os estudantes do curso de Medicina e integrantes do Grupo de Pesquisa em Álcool e Outras Drogas Felipe Azevedo, Gabriela Abrantes, Maria Luisa Weber e Nicholas Ponso apresentaram o tema "Abordagens de substâncias psicoativas na formação acadêmica".

Para finalizar a programação, o mestre e doutor em Medicina e Saúde Humana pela Bahiana e médico especialista em geriatria pelo Albert Eistein Antonio Carlos Silva Santos Junior apresentou o tema "Os Novos Caminhos da Saúde no campo das Substâncias Psicoativas".