Bahiana realiza conferência com José Ricardo Ayres

Aula magna do Programa de Mestrado Profissional de Psicologia e Intervenções em Saúde marca início das atividades do segundo semestre letivo da Pós-Graduação Stricto Sensu da Bahiana.

"Vulnerabilidades e desafios do Cuidado em Tempos de Covid-19" foi o tema da conferência do médico sanitarista e professor titular do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), José Ricardo Ayres. A atividade, que aconteceu no dia 21 de agosto, em ambiente virtual, foi uma realização do Mestrado Profissional de Psicologia e Intervenções em Saúde e marcou o início das atividades acadêmicas de 2020.2 dos programas de pós-graduação stricto sensu da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Sob a coordenação da professora Mônica Daltro, coordenadora do Mestrado Profissional de Psicologia e Intervenções em Saúde, o encontro foi mediado pelo professor titular da Bahiana Dr. Bernardo Galvão e contou com a participação do pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação Stricto Sensu, Dr. Atson Fernandes, e dos coordenadores dos programas de pós-graduação em Odontologia, Dra. Alena Peixoto Medrado; Medicina e Saúde Humana, Dra. Ana Marice Ladeia e Tecnologias em Saúde, Dr. Marcos Antônio Almeida Matos. O encontro reuniu professores e acadêmicos de todos os programas da pós-graduação.

"A Bahiana tem feito um grande esforço para não gerar nenhum tipo de prejuízo no processo de formação dos nossos egressos dos programas de mestrado e doutorado durante a pandemia. Nós interrompemos nossas atividades por um breve período, mas foi o suficiente para  nos reestruturarmos a fim de conduzirmos nossas atividades por meio do ensino digital. Temos certeza de que teremos mais um semestre rico em ciência, aprendizado e formação ético-profissional", declarou o professor Atson Fernandes, que, na ocasião, anunciou que, mesmo após a pandemia, a instituição adotaria, como primeira opção, as bancas de avaliação on-line. "Isso amplia a possibilidade de participação nas bancas de convidados de outros estados", concluiu.

Conferência
O conceito de vulnerabilidade no campo da saúde foi um dos pontos principais da fala do professor José Ricardo Ayres, que ilustrou o tema por meio de um paralelo entre a pandemia do vírus HIV, na década de 1980, e a atual pandemia da Covid-19. Ele chamou a atenção para o fato de o vírus atingir, com maior gravidade, populações nas quais os direitos básicos são negligenciados e para como as atitudes negacionistas agravam os quadros epidêmicos. "Olhando para a Covid-19, em termos mundiais, os dois países que estão tendo a pior performance são aqueles cujos governantes principais são negacionistas. Negam a epidemia no começo e depois minimizam seus impactos ou apostam na solução da 'pílula mágica'.”