Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Notícia
Trabalhos desenvolvidos por estudantes de Medicina da Bahiana recebem premiação Professor Nelson Barros 2020
As pesquisas foram desenvolvidas no Centro de Distúrbios Miccionais na Infância da Bahiana – CEDIMI.
Os trabalhos desenvolvidos pelos alunos de Medicina da Bahiana Samuel Gomes Cardoso e Leonardo Azevedo de Souza, por meio do Centro de Distúrbios Miccionais na Infância da Bahiana – CEDIMI, receberam a premiação Professor Nelson Barros 2020. A premiação foi promovida pela Sociedade Baiana de Pediatria – SOBAPE com o objetivo de destacar as atuações dos acadêmicos de Medicina e residentes de pediatria de várias áreas.

As pesquisas tiveram a orientação dos professores Dr. Ubirajara Barroso, Dra. Glícia Abreu, Dra. Ana Aparecida Braga, Dra. Maria Luiza Veiga e equipe do CEDIMI. O Centro, que é coordenado pelo professor Ubirajara Barroso, é referência nacional na área, sendo o primeiro da Bahia especializado no tratamento de alterações miccionais na infância.

O estudante Samuel Cardoso, junto com a equipe de psicologia do CEDIMI, desenvolveu o estudo “Análise da associação de fatores clínicos e sociodemográficos entre as diferentes apresentações de bexiga hiperativa em crianças e adolescentes”, e recebeu o primeiro lugar na premiação Professor Nelson Barros 2020. Já o trabalho realizado pelo aluno de Medicina Leonardo de Souza, com o título “Avaliação da urofluxometria em pacientes pediátricos com disfunção vesicointestinal submetidos à eletroestimulação parassacral (tens): ensaio clínico randomizado” foi premiado com o terceiro lugar.