Pesquisadora da Bahiana recebe convite para participar de estudo multicêntrico internacional

A fisioterapeuta e professora Dra. Elen Beatriz Pinto foi convidada para ser coordenadora de um dos protocolos do Estudo AVERT.

A pesquisadora da Bahiana Dra. Élen Beatriz Pinto foi convidada para ser coordenadora de um dos protocolos do Estudo AVERT Dose – A Very Early Rehabilitation Trial – Estágio III. A Dra também participou do Encontro de Investigadores do Estudo AVERT, realizado no congresso do Global Stroke Alliance, na cidade do Rio de Janeiro, nos dias 10 e 11 de março. Esse encontro contou com a presença da pesquisadora Julie Bernhardt, responsável pelo estudo.

O estudo AVERT Dose está sendo trazido para o Brasil pela fisioterapeuta australiana Julie Bernhard, que é uma das maiores pesquisadoras em reabilitação em AVC (Acidente Vascular Cerebral) no mundo, responsável pelos estudos mais importantes na área. Ela é codiretora da divisão de AVC do Instituto The Florey, na Austrália, e lidera uma equipe de pesquisa focada no desenvolvimento e testagem de novas intervenções, que visam melhorar a recuperação de pessoas com AVC.

A Dra. Élen Pinto é pesquisadora e professora na graduação e nos programas de mestrado e doutorado da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Quanto ao convite para a coordenação do estudo, a pesquisadora lembra que o estudo no Brasil está em processo para cumprir os procedimentos éticos em pesquisa necessários. “Esses protocolos também serão seguidos por outros centros de pesquisa no Brasil”, acrescenta Élen Pinto. Dessa forma, após a aprovação, será possível dar encaminhamento aos próximos passos do estudo.