"Eu sou, eu faço o ambiente" foi o tema do Novos da Bahiana de 2020.1

O evento de boas-vindas aos calouros abordou o impacto da ação humana no meio ambiente.

A mínima atitude impacta no todo. O que você precisa fazer pelo planeta e por nós? Essa foi a reflexão que o Novos da Bahiana de 2020.1 suscitou durante a manhã do dia 31 de janeiro. O evento foi realizado no Campus Cabula e teve como tema “Eu sou, eu faço o ambiente”. Os coordenadores de curso e professores Clarcson Plácido (Educação Física), Ana Verônica Mascarenhas (Medicina), Urbino Tunes (Odontologia), Geraldo Ferraro (Biomedicina), Sylvia Barreto (Psicologia), Luciana Oliveira (Núcleo Comum) e Rosicleide Machado (Estágios e Práticas em Enfermagem) compuseram a mesa de abertura. A professora Angélica Mendes (Núcleo de Atenção Psicopedagógica) mediou as discussões. Estiveram presentes Luiza Ribeiro (coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas), professores e estudantes da Bahiana.

Após a apresentação do Coral Canta Bahiana, formado por colaboradores da Bahiana, os coordenadores apresentaram os cursos e núcleos aos recém-ingressos. Para a professora Sylvia Barreto, “realizar um evento e, ao final, perceber o quanto o público se envolveu é muito gratificante”. Já a coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas, Luiza Ribeiro, entende que a temática compõe a cultura da instituição, e, em específico, do Bahiana Verde, pois incentiva a mudança de comportamento em relação à situação planetária. “Nada mais pertinente que compartilhar essa filosofia com os calouros”.

Luiza Ribeiro relembra ainda o sucesso da campanha que visou reduzir o uso de copos descartáveis e explica a nova proposta do ano de 2020. “A carona solidária vai prestar um grande serviço aos indivíduos, às famílias, à cidade e ao planeta. Isso também aproxima as pessoas e possibilita novas amizades. Iremos trabalhar durante todo o ano e esperamos que essa campanha seja tão bem-sucedida quanto à anterior”.

Os palestrantes convidados, André Soliani (coordenador de Negócios de Impacto Social da Bahiana) e Thiago Siqueira (psicólogo ambiental e consultor da e-cons Brasil), abordaram os impactos das ações individuais e coletivas no meio ambiente. “O tema foi muito bem escolhido, pois é extremamente necessário repensarmos o mundo que está cada vez mais populoso e poluído”, descreve o palestrante Thiago Siqueira, que revela ter ficado honrado com o convite: “A palavra que me vem à mente é ‘pertencimento’”. A caloura do curso de Odontologia, Maria Eduarda de Castro, conta que estava apreensiva com o início das aulas, mas que a atividade de recepção a tranquilizou: “Gostei bastante do Coral e da apresentação dos cursos, além das palestras com ótimos temas”.

Confira a galeria de fotos.