Trabalho desenvolvido no CEDIMI ganha Menção Honrosa em Congresso

A pesquisa foi apresentada no 39º Congresso Brasileiro de Pediatria.

O trabalho “Alterações emocionais e comportamentais em crianças e adolescentes com constipação funcional: um estudo populacional” foi premiado com Menção Honrosa de Melhor Trabalho Pontuado do estado da Bahia no 39º Congresso Brasileiro de Pediatria. O evento anual aconteceu de 9 a 12 de outubro, em Porto Alegre (RS), e teve como tema dessa edição a formação do profissional de pediatria.

A pesquisa foi desenvolvida no Centro de Distúrbios Miccionais na Infância – CEDIMI, que é o primeiro núcleo de referência da Bahia especializado no tratamento de alterações miccionais em crianças e funciona em parceria com a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. As médicas e pesquisadoras Glícia Abreu, Ana Aparecida Martinelli e Eneida Dourado, bem como as estudantes de Medicina da Bahiana Ivana dos Santos e Victoria Lobo, além do coordenador do projeto e do CEDIMI, Dr. Ubirajara Barroso Júnior, foram os autores do estudo que foi apresentado no congresso pela aluna Vitória Lobo.

Quanto à premiação, a Dra. Glícia Abreu explica que esse resultado reflete “o trabalho em equipe realizado no CEDIMI, onde todos os passos da pesquisa e todos os participantes são peças indispensáveis para o sucesso”. A professora ressalta ainda que a apresentação da pesquisa no congresso possibilitou a divulgação do conhecimento, o que contribui para o tratamento eficaz de crianças e adolescentes com constipação funcional.