Notícias

Notícias

III Health Tech marca entrega de trabalhos premiados na XIX MCC

Mostra Científica e Cultural da Bahiana contemplou trabalhos de acadêmicos do programa PIBIC Júnior, além de acadêmicos de graduação e pós-graduação.

compartilhe

A Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública realizou, no dia 20 de novembro no Campus Brotas, o III Health Tech, talk show que tem por objetivo o fomento ao desenvolvimento de produtos, serviços, processos e tecnologias inovadoras, estimulando novos talentos com potencial inovador na área da saúde e qualidade de vida (Veja matéria completa). Neste intuito, o evento serviu como marco no desenvolvimento da pesquisa na instituição com a entrega dos certificados dos trabalhos premiados na XIX Mostra Científica e Cultural da Bahiana, que aconteceu nos dias 8 e 9 de outubro, e reuniu centenas de pessoas com o objetivo de promover atividades de pesquisa e extensão, tendo, como ponto de partida o tema "Ciência, Filosofia, Amor e Arte: tudo junto e misturado".



Confira o resultado:

MELHOR PIBIC Jr.
Comunicação oral – “O panorama da Ciência da Computação em Métodos de Avaliação da Mobilidade Funcional”       
Autores: Ítalo Gabriel da Cunha Santos, Amanda Larissa Augusto Pereira, Cristiane Maria Carvalho Costa Dias, Isamar Villas Boas Perrelli Maia e Marcos Antônio Almeida Matos.

MELHOR TRABALHO DE PÓS-GRADUAÇÃO
Comunicação oral – “Prevalência de ansiedade, depressão, estresse e peso do cuidado de familiares de pessoas com paralisia cerebral”
Autores: Vitor Mascarenhas, Carolina Villa Nova Aguiar e Marcos Antônio Almeida Matos.

MELHOR RODA DE CONVERSA
1º lugar – Roda de conversa:  “Relações raciais e saúde”
Autores: Bruna Silva, Giseli Avani Santos, Laís Becker Pereira, Louise Rosado, Sande Magaly Santos Costa, Vanessa Caroline Lago e Lavínia Boaventura Silva Martins.
2º lugar – Roda de conversa: “Relato de Experiência sobre o desenvolvimento de uma intervenção psicológica em grupo com pacientes obesas”
Autores: Adriana Guimarães, Milena Castro Bahia do Carmo e Sylvia Maria Barreto da Silva.
3º lugar – Roda de conversa: “Sala de espera como estratégia de educação em saúde em um ambulatório de geriatria e gerontologia: relato de experiência”
Autores: Bruno Simões da Rocha Mata, Carla Sena Oliveira, Larine Cristiam Aquino e Leidiane Nunes de Andrade.

MELHOR PIBIC ORAL
1º lugar – “MINOCA: uma entidade ou espectro de uma mesma doença?
Autores: Milton Henrique V. de Melo, Fernanda Lopes, Luís Correia, Mateus Viana, Paula Oliveira de Andrade Lopes, Thiago Menezes Barbosa de Souza e Vitor Calixto de Almeida Correia.
2º lugar – “Itinerário terapêutico de crianças e adolescentes com MPS”
Autores: Danielle de Souza Santos e Cláudia de Carvalho Santana. 
3º lugar – “Ausência de associação entre a classificação de Nyha e um escore prognóstico determinado pelo teste cardiopulmonar em pacientes com insuficiência cardíaca”
Autores: Rebeca Sadigursky Ribeiro, Daniel Sadigursky Ribeiro, Eduardo Sahade Darzé, Igor Oliveira Queiroz, Isabela Pilar Moraes, Luiz Eduardo Ritt e Queila Borges de Oliveira.

MELHOR PIBIC PÔSTER
1º lugar – “Acurácia do escore GRACE para predição anatômica de pacientes com síndromes coronarianas agudas”
Autores: Thomaz Emanoel Azevedo Silva, Paula Oliveira de Andrade Lopes e Pedro Henrique Correia Filgueiras.               
2º lugar – “Desatando os (Nós) sobre o sofrer”
Autores: Quézia Costa Dias, Clayton Silva de Almeida e Mônica Daltro.
3º lugar – “Valor preditor das características da dor torácica aguda quanto à presença de doença coronária obstrutiva”
Autores: Paula Oliveira de Andrade Lopes, Antônio Maurício dos Santos Cerqueira, Luís Correia, Mateus Viana, Milton Henrique Vitória de Melo, Pedro Henrique Correia Filgueiras e Thomaz Emanoel Silva.

MELHOR COMUNICAÇÃO ORAL POR CURSO
ENFERMAGEM – “Avaliação multidimensional da pessoa idosa na Unidade de urgência/ Emergência: uma revisão integrativa”
Autores: Matheus Costa Cernadas, Lara Ribas, Luiza Leal, Maria Olívia Sobral Fraga de Medeiros, Stéphanie Santana Cardoso e Taynã Araújo Costa.
FISIOTERAPIA – “Influência da lesão e reconstrução do ligamento cruzado anterior no potencial evocado motor: estudo longitudinal”
Autores: Thayná Oliveira Silva e Marcus Vinícius de Brito Santana.
MEDICINA – “Níveis plasmáticos de proteína C reativa, metaloproteinase de matriz- 7 e proteína de ligação a lipopolissacarídeo são capazes de distinguir tuberculose pulmonar ou extrapulmonar de crianças não infectadas.
Autores: Victor Valadares Summers Albuquerque, Beatriz Vasconcelos Souza e Bruno de Bezerril Andrade.
ODONTOLOGIA – “Concentração de fluoreto em dentifrícios distribuídos pelo Serviço Público de Saúde de Salvador-Bahia e Santiago-Rio Grande Do Sul”
Autores: Isabella Belmonte Caetano de Souza, Cíntia de Vasconcellos Machado, Jaime Aparecido Cury e Luís Fernando Bandeira Miranda.
MEDICINA – “Percepção da relação médico-paciente no contexto da atenção à saúde do recém-nascido”
Autores: Taylla dos Santos Olivério e Mônica Daltro.

MELHOR PÔSTER POR CURSO
BIOMEDICINA – “Práticas Integrativas e Complementares em uma unidade de saúde da família: caminhos trilhados”
Autores: Luíza Gláucia Santana Souza, Ana Maria Cruz Santos e Renata Roseghini.
EDUCAÇÃO FÍSICA – “Efeitos de diferentes protocolos de treinamento resistido sobre a funcionalidade dos membros inferiores”
Autores: Laura Souza Lagares, Ciro Queiroz Paulo e Rodrigo Santos Aristides.
ENFERMAGEM – “Fatores de risco para o desenvolvimento da depressão pós-parto”
Autores: Cynthia Miranda Moreira e Bárbara Pérez.
FISIOTERAPIA – “Avaliação da função respiratória e independência funcional em pessoas com amiloidose hereditária: estudo transversal”
Autores: Luiza Rodrigues Carrera, Adriele Ribeiro França, Cristiane Maria Carvalho Costa Dias, Francisco Tiago de Oliveira, Jemima Araújo da Silva Batista e Marcela Câmara Machado Costa.
MEDICINA – “Hipertensão arterial resistente e a quarta droga anti-hipertensiva mais prescrita em um ambulatório de clínica médica geral”
Autores: Alexandra Brito, Constança Cruz e Jéssica de Jesus.
PSICOLOGIA – “A construção onírica em cegos congênitos”
Autores: Felipe Nicori Pereira e Anna Amélia de Faria.