Estudo sobre saúde do adolescente é destaque no 57º Congresso Brasileiro de Educação Médica

O trabalho foi desenvolvido no componente curricular do Núcleo Comum da Bahiana.

O relato de experiência sobre a atenção primária na saúde do adolescente, elaborado pelos estudantes Emanuele Sousa (Medicina), Júlia Batista (Psicologia) e Ramon Costa (Psicologia), sob a orientação da professora Cláudia Santana, foi apresentado e selecionado como “Pôster Destaque” no 57º Congresso Brasileiro de Educação Médica — COBEM. O evento aconteceu de 29 de setembro a 2 de outubro, em Belém (PA), e teve como tema central a “Educação Médica transformadora: compromisso e responsabilidade social”.

O trabalho “Desvendando sonhos: um encontro de estudantes da saúde com a atenção ao adolescente” foi desenvolvido no componente curricular Prática Interprofissional em Saúde, do Núcleo Comum da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. A pesquisa se baseou no fato de que, por haver uma oferta restrita de profissionais qualificados para atuar na atenção integral à saúde do adolescente, é necessário incentivar e promover a capacitação dos estudantes durante a graduação para que sejam capacitados a lidar com esse público. O estudo proporcionou aos acadêmicos uma forma diferenciada de aprendizagem em relação à promoção da saúde em comunidades.

A modalidade Pôster Destaque foi lançada na edição de 2019 do COBEM, com isso, os resumos que obtiveram melhor pontuação pela Comissão de Avaliação, foram destacados ao longo dos dias 30 de setembro e 1 de outubro, na seção de pôsteres, com a fixação de selos de destaque nos pôsteres.