Quarta edição do Seminário de Iniciação Científica é promovida pela Bahiana

O evento contou com a participação de alunos, professores e pesquisadores.

Uma noite de ensinamentos e troca de experiências. Assim foi o IV Seminário de Iniciação Científica realizado no dia 15 de agosto, no Campus Brotas da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. O evento teve o propósito de abordar a importância da Iniciação Científica (IC) para a vida acadêmica do universitário e futuro profissional de saúde.

A abertura do encontro foi realizada pelo Dr. Atson Fernandes, pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação Stricto Sensu da Bahiana, que enfatizou como a instituição valoriza a pesquisa como base para a formação de seus alunos: “Queremos despertar entre os estudantes envolvidos ou não na Iniciação Científica o desejo de pesquisar mais e de desenvolver sua capacidade científica. Não estamos nesse ambiente apenas para transmitir conhecimento. A natureza do ensino superior é a busca pelo conhecimento e queremos incentivar toda a nossa comunidade acadêmica a participar da IC”.

A Dra. Carolina Aguiar, professora do curso de Psicologia da Bahiana, dissertou acerca do papel do orientador na formação da IC: “O orientador precisa ter consciência de que ele é referência nesse processo de pesquisa e necessita ter ações éticas e prover e prezar pela utilização de uma metodologia de ensino com foco no crescimento do estudante pesquisador”.

A programação também contou com a discussão do tema “Qual a importância da Iniciação Científica?”, na qual a Dra. Théssika Araújo, professora de Biomedicina da Bahiana, explicou como a pesquisa amplia o conhecimento, desmistifica conceitos e teorias, estimula o raciocínio e pensamento crítico e auxilia nos relacionamentos interpessoais e profissionais.

A finalização da noite foi realizada com “chave de ouro” por Ítalo Gabriel Santos, estudante do ensino médio do Centro Juvenil de Ciência e Cultura, que compartilhou sua experiência como participante do Programa de Iniciação Científica Jr. da Bahiana, um projeto com o objetivo de fomentar a pesquisa no alunado da rede pública. “Sou membro desse programa há dois anos e, nesse tempo, adquiri conhecimento na área da saúde e da ciência e me aprimorei bastante como estudante e pesquisador. Tive melhora na minha oratória, nas minhas notas na escola e sou grato a meu tempo na IC e aos professores que me orientaram”, expressou emocionado.

Diversos graduandos da Bahiana estavam presentes no IV Seminário de Iniciação Científica. A estudante de Medicina Oziemile Santos expôs como o evento foi um momento de aprendizado: “Estar aqui hoje me permitiu enxergar fora da caixa e ver o quanto a pesquisa é importante para a nossa trajetória acadêmica e profissional”.

Confira a galeria de fotos.