Festival da Juventude pela Paz reúne jovens em busca da fraternidade

Evento contou com momentos de confraternização e participação de vários artistas.

Em sua 9ª edição e com o tema “Fraternidade: em tudo buscar unidade e equilíbrio”, o Festival da Juventude pela Paz foi celebrado na Escola Bahiana de Medicina de Saúde Pública, campus Cabula, no dia 28 de julho. O evento, que ocorreu das 9h às 20h, teve transmissão ao vivo pela internet e a missão de despertar a consciência dos jovens por meio dos momentos de confraternização que envolveram oração, música e arte. Estiveram presentes jovens de vários lugares do Brasil que reservaram o domingo para vivenciar o festival e apreciar as apresentações de artistas como Pedro Pondé (BA), Banda Nazirê (CE), Séo Fernandes (BA), Biorki (SP), Gabriela Carmo (BA), Igor Salify (BA), Prem Jitendra (ARG), Fe Lira (BA), Maciel Bernardo (BA) e o grafiteiro Éder Muniz (BA).

Heide Costa, uma das organizadoras do evento e representante do grupo jovem em salvador, explica que o festival é uma das iniciativas da Campanha Juventude pela Paz e se baseia na paz entre os jovens, sem fins lucrativos. “A proposta é de que os jovens se reconectem com a essência interior. Por isso, a seleção das músicas, das artes e dos alimentos também contribui para esse momento de reconexão. Vale ressaltar, ainda, que a ação é livre de álcool e outras drogas”, salienta a organizadora que expõe sobre a escolha da sede: “há muito tempo pensamos em fazer um laço com uma universidade, pois seu ambiente de jovens, pensamentos e produções têm tudo a ver com a construção da nova humanidade em que acreditamos”.

“É uma atividade que a Bahiana tem todo o interesse em fomentar, uma vez que visa discutir o tema da paz com a juventude que é público-alvo de vários projetos sociais da instituição”, frisa a assessora acadêmica Denise Farias, que, no evento, representou a Pró-reitoria de Extensão. Seguindo esse pensamento, Flora Santana, 15 anos, relatou o quanto gostou de participar do festival: “os ensinamentos de Maria e a busca pela paz puderam ser exercitados por meio da iniciativa”.

Gabriela Carmo se apresentou na ocasião e contou que a proposta do evento condiz com o seu trabalho. “Acredito que a minha música fala sobre a paz e participar desse evento, extremamente organizado, é muito prazeroso. Fui muito bem recebida, de maneira amorosa. Além disso, estar em um ambiente com pessoas compartilhando do mesmo propósito é incrível”, acrescenta a cantora. A próxima edição do Festival da Juventude pela Paz será realizada na cidade de Montevideo (Uruguai), em outubro próximo.