Bahiana participa da XV Feira de Saúde na Paróquia de Brotas

Evento disponibilizou diversos serviços gratuitos para a comunidade local.

Solidariedade, prevenção de doenças e conscientização. Assim foi a XV Feira de Saúde da Paróquia Nossa Senhora de Brotas, que ocorreu na manhã do último sábado, 25 de maio, no centro comunitário da Paróquia Nossa Senhora de Brotas. O evento contou com palestras sobre promoção da saúde e atendimento médico gratuito para a população.

Os moradores de Brotas tiveram acesso a serviços gratuitos de corte de cabelo, instrução de alimentação saudável, aferição de pressão arterial, fisioterapia com orientação para portadores de dor crônica, vigilância sanitária, prevenção de doenças, como dengue, febre amarela e chikungunya e consultas de clínica geral, ginecologia e oftalmologia.

A coordenadora do evento, Dra. Eliana de Paula, ressalta a importância da feira de saúde: “É um espaço especial, um campo de prática para os nossos alunos, um ambiente propício para exercitar a responsabilidade social, o trabalho em equipe e a comunicação. Os estudantes dos cursos de Medicina, Biomedicina e Fisioterapia estão colaborando, e, pela primeira vez, nesse ano, os residentes de Medicina da Família e Comunidade participaram.”

Essa parceria entre a Bahiana e a Paróquia de Brotas é duradoura. O padre Ademilton de Santa Bárbara descreve como essa ocasião é significativa para o exercício da solidariedade: “Essa feira de saúde já acontece aqui na paróquia há muito tempo antes de eu chegar aqui, e, quando eu comecei a participar, percebi o quanto essa parceria com a Bahiana é algo espetacular. Esses atendimentos gratuitos e cuidados com a saúde são muito importantes, principalmente porque vivemos numa realidade na qual, muitas vezes, as instituições responsáveis pelo cuidado com a saúde da população se ausentam de seu papel. Toda a comunidade participa desse evento e é gratificante presenciar esse momento”.

Durante a feira, foi possível perceber a intensa atuação dos discentes e docentes da Bahiana. Sara Rocha, professora de Saúde Coletiva I, conta como estruturou a participação dos estudantes no evento: “Eu trouxe os alunos da minha disciplina com o objetivo de promovermos o conhecimento sobre diversas doenças que afetam a comunidade local. Fizemos uma pesquisa para descobrir quais as principais enfermidades sofridas pela população daqui de Brotas e, a partir disso, montamos banners e estratégias para informar essas pessoas sobre a prevenção dessas doenças”.

Rafael Lélis, estudante de Medicina, expressa o seu sentimento de gratidão ao atuar na feira: “É muito gratificante participar dessa feira de saúde. Sabemos que muitas pessoas não possuem condições financeiras de ter uma saúde de qualidade, e o sistema de saúde público apresenta falhas quanto ao atendimento a essa população. Então, quando a Bahiana promove um evento desses, precisamos participar e nos disponibilizar para proporcionar o cuidado ao cidadão”.

Muitas instituições foram parceiras da Bahiana na execução da XV Feira de Saúde da Paróquia Nossa Senhora de Brotas. Gesilda Amorim, fiscal de vigilância sanitária, representou a Prefeitura de Salvador e relatou acerca da sua presença no evento: “Nós viemos aqui hoje com o papel de conscientizar o cidadão acerca da importância da vigilância de alimentos e medicamentos. Muitas pessoas consomem esses produtos, mas não sabem do cuidado que o estabelecimento precisa ter com os seus clientes. É essencial que a população esteja informada de tudo o que causa impacto à sua saúde”.

A presença da comunidade local foi grandiosa. Muitas pessoas foram atendidas durante a manhã e saíram do local satisfeitas. A moradora Letícia Raul levou sua filha Esther para uma consulta e compartilhou sua experiência: “Sempre participo dessa feira e gosto bastante. Hoje eu trouxe minha filha para ser atendida pela pediatria e fico muito feliz em ter tido a oportunidade de participar de um evento como esse, com atendimentos gratuitos e de qualidade”.

Confira a galeria de fotos.