Colégio Marista Patamares participa do Bahiana Por Um Dia

O Programa proporcionou orientação acadêmica e profissional aos estudantes do ensino médio.

A última edição de 2018 do Programa Bahiana Por Um Dia contou com a participação dos estudantes do Colégio Marista Patamares, no dia 31 de outubro. A programação foi dividida por área de conhecimento, a fim de facilitar a orientação profissional e o contato com o ambiente acadêmico da Bahiana do Campus Cabula.

A ação teve início às 14h10 e término às 17h, abrangendo atividades relacionadas aos cursos de Fisioterapia, Medicina, Odontologia, Educação Física, Enfermagem, Biomedicina e Psicologia.

Para apresentar o curso de Medicina, os monitores do grupo de Ciência Morfofuncional, expuseram o Laboratório Morfofuncional de acordo com a evolução dos componentes curriculares. A iniciativa foi orientada pela professora Suzana Araújo.  A supervisora do grupo, a aluna Beatriz Gedeon Cubilhas, relata que por ter se formado no Colégio Marista, foi bastante gratificante participar da atividade, “a Bahiana me acolheu e tenho orgulho de fazer parte dessa casa”.

Com o propósito de evidenciar as práticas do curso de Fisioterapia, alguns métodos de Osteopatia foram exemplificados na sala 01 (S01) do Pavilhão III. O responsável por essa etapa foi o professor João Amaro. Em Odontologia, a supervisora de enfermagem do Centro Odontológico da Bahiana, Miriam Macêdo, explicou o funcionamento e a estrutura do Centro.

No Laboratório de Estudo do Movimento / Habilidades em Educação Física, a rotina de Laboratório em Ciência do Esporte foi elucidada pelo professor João Franco. Os estudantes também puderam entender os procedimentos que envolvem a reanimação cardiopulmonar (RCP), no Laboratório de Enfermagem, com a coordenadora do curso, professora Simone Passos. Já as atividades relacionadas à Biomedicina foram aplicadas no Laboratório de Microscopia, pelo professor Adalardo Carneiro.

A ex-aluna e psicóloga, Laissa Liguori, mediou a atividade “Mitos e Verdades sobre a Psicologia”, na sala 08 (S08) do Pavilhão III. Para ela, o momento possibilita que os estudantes tirem suas dúvidas e escolham o futuro profissional de forma mais acertada. Por isso, a estudante Hanna Carvalho, 17 anos, elucida o quanto a iniciativa foi importante na decisão do curso que pretende fazer. Da mesma forma, Amanda Castro, 18 anos, observou, ao compreender a estrutura da Bahiana, que havia sido direcionada para a área na qual possui interesse.

Confira as fotos.