Rodas de Conversa, oficinas e minicursos integram a programação da MCC da Bahiana

Estudantes participaram da V Mostra de Extensão e da XV Jornada de Iniciação Científica ? PIBIC.

Integrando a programação da XVIII Mostra Científica e Cultural que aconteceu nos dias 3 e 4 de outubro de 2018, no campus Cabula, a pró-reitoria de Extensão da Bahiana realizou V Mostra de Extensão e oficinas e minicursos da XV Jornada de Iniciação Científica (PIBIC).

V Mostra de Extensão
Durante a programação da V Mostra de Extensão, que aconteceu no dia 3 de outubro, das 14h30 às 18h, no pavilhão III, foram ilustrados em rodas de conversa trabalhos de estudantes e egressos da Bahiana que participam de projetos de extensão da instituição.

Desta forma, os visitantes da MCC puderam participar das rodas “Histórias de caco de vidro”, por Paula Pereira; “Craniomadibular com Ênfase em Pós-operatório”, por Caroline Landim Machado; “O Grupo Viver Melhor Como Uma Estratégia do Hiperdia: relato de experiência”, por Cláudio Luiz Júnior; “Método Pilates aplicado a um idoso com Acidente Vascular Cerebral: relato de experiência”, por Darcton Aguiar; “Acolhimento como porta de entrada do Serviço de Fisioterapia”, por Ellen Caroline Santos e “Quando o existir torna-se sem sentido: desafios da prática de psicólogos frente ao suicídio na Atenção Básica em Saúde”, por Fernanda Macedo.

Ainda compuseram a programação de rodas de conversa os trabalhos “Utilização de Gamificação no ensino de Imunologia para graduandos em Medicina: um relato de experiência”, por Marcus Lima; “ ‘Mesmo calado o peito, resta a cuca’: desafios no cuidado a sujeitos com Transtorno Mental Grave por psicólogos na Atenção Básica”, por Milena Azevedo; “Percepção sobre a influência do Jiu-Jitsu na formação cidadã”, por Rebecca Albuquerque; “Programa Qualidade de Vida na Bahiana”, por Robson Santana e “De mãos dadas construiremos a saúde que queremos”, por Stephanie Santos. Sendo contabilizados 11 temas ao todo.

XV Jornada de Iniciação Científica (PIBIC)
A XV Jornada de Iniciação Científica (PIBIC), realizada no dia 4 de outubro, das 14h às 18h, abrangeu as oficinas: “Aplicações do Sequenciamento de Nova Geração para Estudos Moleculares”, coordenada pela professora Luciane Santos; “Regulação emocional e mindfulness como estratégias de promoção de Saúde Mental”, coordenada pelo professor Gustavo Siquara; “Tecnologias da convivência: ética, sexualidades e gêneros”, coordenada pela professora Anna Amélia de Faria e pela psicóloga Raíssa Alves; “Comunicação de notícias difíceis na saúde: uma simulação realística”, coordenada pelas psicólogas Isabela Cristina Santos e Doranice Brawne; “Programa de Gerenciamento Bibliográfico – Mendeley”, coordenada pelo professor Marcus Vinicius Santana; e “Yoga – um caminho para o autoconhecimento”, coordenada pela professora Rosana Politano.

Minicursos
Os minicursos explanados na Jornada foram: “Biomorfologia Aplicada ao Trauma”, ministrado pela professora Maria Suzana de Araújo; “Princípios da Endocrinologia Aplicados à Clínica”, ministrado pelo professor Rogério Sampaio; e “Avaliação Funcional da Pessoa Idosa”, ministrado pelos fisioterapeutas Igor Pinheiro e Marcela Freitas.

Para a biomédica do Laboratório de Ensino e ex-aluna da casa, Indira Ayma, é de extrema importância ter a oportunidade de vivenciar essas atividades, pois, dessa forma, é possível expor opiniões e refletir sobre questões importantes da área de saúde. “Principalmente, num cenário político que apresenta ideais contraditórios ao pensamento da Bahiana. “Considero fantástico esse momento”, conclui a colaboradora.”