III Feira de Biomedicina apresentou áreas de atuação do biomédico

Evento integrou a Semana do Calouro da Bahiana.

Psicobiologia, Histotectnologia Clínica, Perfusão Extracorpórea e Estética. Você sabia que essas são algumas das quase 40 áreas de atuação do biomédico? Apresentar algumas dessas áreas de forma prática foi o objetivo da III Feira de Biomedicina, que aconteceu no dia 25 de julho, no Campus Cabula, integrando a programação da Semana do Calouro da Bahiana.

Segundo o coordenador do evento e professor do curso de Biomedicina, Gabriel Queiroz, “a grande vantagem de um calouro participar dessa feira é porque ele tem a oportunidade de conhecer as principais áreas de atuação do biomédico de forma prática, logo no início do curso". Foram apresentadas as áreas de bioimagem, biomedicina estética e pesquisa e análises clínicas. Também esteve à disposição dos visitantes da feira um aplicativo de apresentação de todas as áreas de atuação. O evento foi organizado por estudantes do 2º e 7º semestres, que ficaram responsáveis pelas apresentações em stands.

Victoria Faustino da Silva Reis, caloura de Biomedicina conta que teve contato com a biomedicina em uma jornada profissional da qual participou ainda como estudante do ensino médio: "Eu gostei muito de ter participado da experiência e comecei a pesquisar mais sobre a Biomedicina, me inscrevi no vestibular, participei da vivência e aí fiquei apaixonada... E descobri que era isso mesmo que eu queria". Na sua visita à feira, Victória conta que simpatizou mais com as áreas de parasitologia e doenças infecciosas. "Porque consigo me imaginar trabalhando em laboratório, desenvolvendo pesquisa, publicando artigos, fazendo viagens para saber mais... São coisas com as quais me identifico", justifica.

Isadora Gabriele Souza, também caloura, conta que já cursou Engenharia, Direito e agora está em Biomedicina: "Eu já tinha passado antes em Biomedicina, mas não cheguei a cursar. Porém, quando fui pesquisar mais, descobri que queria um ramo que trabalhasse com pesquisa, laboratório, então vim parar aqui. E a feira superou as minhas expectativas porque, na vivência, a gente vê as coisas, mas bem ‘por cima’. Aqui vemos mais a fundo".

"Biomedicina foi a minha escolha ideal, porque eu queria trabalhar mais na área de saúde e, como eu sabia que a Bahiana tinha mais tradição, decidi vir para cá. Hoje optei por fazer a área de pesquisa, pois tenho essa vontade de fazer ciência e ser um professor. Quem sabe aqui mesmo da Bahiana?", declara o estudante do 7º semestre João Souza.

"Mesmo a gente já sabendo das áreas, é bom vir para saber mais. Nós chegamos aqui e vimos coisas novas, então, realmente é sempre bom participar desses eventos", disse Nívea Maria Moura de Oliveira, 6º semestre do curso de Biomedicina da Uninssau. Também estiveram presentes estudantes da UCSal, UNIFACS, UNEB e Unirb.

O profissional de Biomedicina hoje pode atuar em centros de pesquisas, clínicas, laboratórios, bancos de sangue, centros de reprodução humana assistida, perícia técnica, hospitais e outras instituições públicas e privadas de saúde.

Confira as fotos.