Bahiana: sempre um bom lugar para se trabalhar!

Instituição fica, mais uma vez, entre as cinco melhores empresas para se trabalhar, recebendo o Prêmio GPTW 2017.

Pelo 5º ano consecutivo, a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública foi reconhecida como um bom lugar para se trabalhar, ficando entre as cinco primeiras colocadas no Prêmio Great Place to Work, no ano 2017. A instituição ficou em 3º lugar, atrás apenas das empresas Atento (1ª colocada) e Dínamo (2ª colocada) e à frente do Instituto Nordeste Cidadania (4º colocado) e Supermercados GBarbosa (5º colocado). A cerimônia de entrega da premiação aconteceu na noite de 29 de maio, no Instituto Feminino da Bahia.

A Bahiana foi representada pela Coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas, Luiza Ribeiro e pela gestora da Gerência Estratégica de Pessoas e Aprendizado (GEPAP), Telma Bastos. Também estiveram presentes colaboradores de diversos setores dos dois Campi da Bahiana.

GPTW

A metodologia para a escolha e definição do ranking é baseada em uma pesquisa realizada junto aos funcionários, com 58 questões e mais duas perguntas com respostas abertas, além da análise das práticas culturais de Recursos Humanos desenvolvidas pelas empresas. As questões da pesquisa respondida pelos funcionários envolvem temas, como a relação da empresa com gestores e líderes, o ambiente de trabalho, o desenvolvimento profissional, a política de remuneração e a transparência. Ainda há outros critérios, como a credibilidade, o respeito, a imparcialidade, o orgulho e a camaradagem, que são as dimensões referentes à avaliação do nível de confiança dos colaboradores.

Segundo Luiza Ribeiro, a admiração dos colaboradores é resultado da coerência entre o trabalho e os valores defendidos pela instituição. “Os funcionários são parceiros e participam tanto da elaboração de projetos quanto de sua execução. São as peças principais no processo”, disse ela em entrevista ao jornal Correio. “Como uma entidade de formação em saúde, focamos na qualidade de vida dos nossos colaboradores, através de atividade desenvolvidas, inclusive por professores da própria Escola”, afirmou Luiza.

Telma Bastos diz que o prêmio ratifica o trabalho da instituição em cuidar de seus colaboradores. "Há cinco anos nos mantemos entre as cinco melhores empresas para se trabalhar na Bahia. O GPTW nos certifica do que já somos". Ela explica que a pesquisa é também uma oportunidade de fazer melhor escuta dos anseios dos colaboradores, abrindo espaços para devolutivas. "Porque a empresa tem como propósito servir às pessoas. Nós cuidamos das pessoas em suas particularidades e dificuldades. Nós estamos presentes na vida delas, e isso é um diferencial".

Telma explica que esse resultado também se dá porque a instituição busca envolver os colaboradores em todos os processos realizados por ela: Prosef, processo no qual participam 150 pessoas de diversos setores, no Encontro de Colaboradores, ocasião na qual são reunidos multiplicadores na realização de cursos com grande aderência de pessoal, e o Planejamento Estratégico, "onde buscamos a participação de todos da instituição, a fim de evidenciar a importância de seu trabalho para a Bahiana".

Segundo Telma, a cultura do servir, do se preocupar com o outros, já está enraizada nos próprios funcionários. A exemplo disso, a instituição acolheu e está apoiando a Feira de Consumo Consciente, uma iniciativa proposta pelo grupo de Jovens Aprendizes da Bahiana. A ideia é que os colaboradores doem, até o dia 6 de junho, objetos em boas condições de uso, como roupas, sapatos, acessórios, livros e itens de decoração, que serão vendidos a baixo custo. O evento acontecerá nos dias 8 de junho, no Cabula, e 12 de junho, em Brotas. Todo o valor arrecadado será revertido para instituições sociais.