Produções de professoras e alunas da Bahiana são apresentadas em congresso internacional

Bahiana foi a única instituição de ensino superior do Norte/Nordeste a apresentar trabalho científico no evento.

A Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública foi destaque no 15º Congresso Europeu de Contracepção e Saúde Reprodutiva, evento bianual que, neste ano, ocorreu entre os dias 9 e 12 de maio, em Budapeste, na Hungria. A instituição foi brilhantemente representada por professoras e alunas do curso de Medicina, que apresentaram suas produções no dia 10 de maio.

As publicações dissertadas referem-se aos projetos de mestrado da professora Renata Dantas, “Relação do Sangramento Digital e Posicionamento do DIU Medicado”, e de doutorado, da professora Andrea Vilas Boas, “O Uso do Implante Contraceptivo em Pacientes com Anemia Falciforme”. Ambos tiveram a orientação da professora Milena Brito e a coautoria das alunas de iniciação científica, Maiara Rabelo, Venandra Andrade e Carolina Matos.

O encontro possui alto nível científico e se constitui como uma oportunidade de estabelecer parcerias, por isso, “a apresentação de pesquisa desenvolvida por alunas de graduação e pós-graduação da Bahiana, nesse congresso, representa, para a instituição, uma maior visibilidade a nível nacional e internacional. Para as alunas, é um incentivo, um reconhecimento de todo o árduo trabalho que tiveram e a certeza de que estão realizando um bom trabalho aqui”. Relatou a professora Milena, destacando que a Bahiana foi a única faculdade do Norte/Nordeste a apresentar trabalho científico no congresso, ao lado das universidades brasileiras UNICAMP, USP e UNIFESP.

Segundo a professora Andrea Vilas Boas, que pontuou ter ficado bastante honrada com a oportunidade, “participar de um evento dessa magnitude, levando um trabalho com DNA baiano e da Bahiana, nos enche de orgulho e nos mostra o quanto somos capazes de produzir ciência de qualidade. Trabalhamos com propostas inteligentes e de relevância científica. Temos material humano de alta qualidade e tenho a certeza de que somos capazes de ir bem longe. Voltei inspirada e com mais vontade ainda de continuar nesse caminho”, concluiu.

Carolina Matos, uma das alunas coautoras das produções, expôs que “fazer parte do 15° Congresso Europeu de Contracepção e Saúde Reprodutiva como coautora de um trabalho foi uma ótima experiência, tanto como estudante de Medicina quanto como futura profissional. Foram muitos os ganhos durante a produção do trabalho, no sentido de adquirir maior conhecimento acerca do tema e de ter a oportunidade de pôr em prática os conhecimentos teóricos de pesquisa”. A acadêmica também ressaltou a relevância para a universidade: “ver um trabalho realizado na Escola Bahiana de Medicina atingir tamanha proporção e destaque me deixa imensamente feliz, espero estar em mais eventos desse porte”.