Notícias

Notícias

Bahiana firma convênio com empresa de Biotecnologia

Convênio prevê desenvolvimento de projetos científicos e tecnológicos.

compartilhe

A Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, firmou, em 28 de fevereiro de 2018, convênio com a BRASBIOTEC, empresa de Biotecnologia voltada para o desenvolvimento de produtos e projetos na área da microbiologia industrial, agricultura e meio ambiente. A parceria visa ao desenvolvimento de projetos científicos e tecnológicos no âmbito do Núcleo de Pesquisa e Inovação (NUPI), mais especificamente colaborar para o desenvolvimento e/ou validação de soluções biotecnológicas com finalidades ambientais, terapêuticas, diagnósticas e/ou cosméticas que tenham potencial de mercado.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, prof. Atson Fernandes, "Essa é uma ação de amadurecimento da relação academia-empresa, em consonância com a Lei Federal 13.243/2016, necessária para o fortalecimento da ciência com vistas ao desenvolvimento de novos produtos de base tecnológica, com possíveis impactos econômicos e sociais".

O coordenador do NUPI, prof. Amâncio Souza, destaca a importância da parceria para o surgimento de novas perspectivas e formas de atuação para um laboratório acadêmico. "A velocidade demandada para o desenvolvimento de produtos no âmbito empresarial tem o potencial de oxigenar pesquisas com um víeis mais acadêmico ou de pesquisa básica, ao mesmo tempo, empresas se beneficiam pela ampla experiência experimental e rigor científico da área acadêmica na EBMSP. Portanto, ter, no mesmo espaço empresa, e academia pode ser muito vantajoso para ambos os lados".

Segundo a coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica da Bahiana (NIT), prof. ª Fernanda Ferraz, os resultados destas pesquisas possuem potencial de inovação e são passíveis de proteção intelectual, contribuindo não apenas para os indicadores científicos como também de inovação da instituição. "Além disso, com o fortalecimento deste tipo de parceria, estamos contribuindo não só para o avanço da ciência mas para a oferta de soluções para problemas da sociedade".