NOSSO QUERIDO PROF. URBINO TUNES ENTRE OS HOMENAGEADOS DE 2010, ELEITOS PELO CONSELHO FEDERAL DE ODONTOLOGIA, QUE RECEBERÃO A MEDALHA DE HONRA AO MÉRITO ODONTOLÓGICO NACIONAL

No item A, referente a “contribuição profissional, nos campos da ciência, seja na pesquisa, no ensino ou nos serviços”, os eleitos são os cirurgiões-dentistas José Dilson Vasconcelos de Menezes (CRO-CE-01), Maria Evangelina Monnerat (CRO-RJ-2000) e URBINO DA ROCHA TUNES (CRO-BA-904).

Pela “contribuição honorífica, no plano do desempenho social e político” (item B), os nomes são Antônio Carlos Figueiredo Nardi (CRO-PR-4730) e CD-Maria Leonília de Freitas (CRO-PI-164).

Para quem prestou “contribuição benemérita, na área de doação material e/ou obras odontológicas, altamente significativas para a sociedade, assim como serviços relevantes” (item C), a escolhida foi a senadora Ideli Salvatti (PT-SC). Nesta categoria os homenageados podem ser profissionais da Odontologia ou não.

Responsável por avaliar os currículos do candidatos enviados pelos Conselhos Regionais, e realizar a eleição para a seis vagas desta edição, a Comissão da Medalha de Honra ao Mérito Odontológico é composta pelos seguintes cirurgiões-dentistas: Ermensson Luiz Jorge (presidente:); Spyro Nicolau Spyrides (secretário); Messias Gambôa de Melo, Orlins Santana de Oliveira, Waldir Gonçalves, Eliardo Silveira Santos e Delmo Tavares (membros).

A entrega será feita durante a solenidade de aniversário dos Conselhos de Odontologia, dia 23 de abril, no Rio de Janeiro.

Os nomes foram divulgados através da Portaria CFO 36-2010, de 10 de março.

O Prof. Urbino da Rocha Tunes possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal da Bahia / UFBA, mestrado em Odontologia Clínica pela UFBA e doutorado em Imunologia-Programa de Pós-graduação em Imunologia pela UFBA - Instituto de Ciências da Saúde.

Especializado em Periodontia (ABO/BA-UFBA), Periodontia Social pela University of Illinois at Chicago (UIC/USA), em Metodologia do Ensino Superior (UFBA) e Estomatologia (CFO); Aperfeiçoamento em Ensino Odontológico pela University of Illinois at Chicago (UIC/USA). Professor Adjunto IV (aposentado) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) sendo, atualmente, Professor Titular da área de Periodontia do curso de Odontologia da BAHIANA; ministrador da Associação Brasileira de Odontologia / Bahia e da Associação Brasileira de Odontologia / Sergipe.

Na área administrativa, foi Diretor da Faculdade de Odontologia da UFBA e é Coordenador do curso de Graduação e Pós-graduação em Odontologia da BAHIANA, presidindo a Comissão Própria de Avaliação (CPA), tendo sido também membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP).

Presidiu a Associação Brasileira de Odontologia / Secção Bahia (1973-1975; 1982-1985) bem como vários congressos nacionais da profissão. Tem experiência no ensino, gestão e exercício clínico na área de Odontologia, com ênfase em Periodontia, atuando principalmente nos seguintes temas: etioimunopatogenia da doença periodontal, periodontite crônica, periodontia médica, bioengenharia dos tecidos periodontais.

É COM MUITO ORGULHO QUE A EQUIPE BAHIANA PARABENIZA NOSSO QUERIDO PROFESSOR URBINO POR HOMENAGEM MERECIDAMENTE RECEBIDA.