Notícias

Notícias

NESTE CARNAVAL O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIRURGIA E TRAUMATOLOGIA BUCOMAXILOFACIAL DO CURSO DE ODONTOLOGIA DA BAHIANA ATUOU JUNTO À SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE REALIZANDO 79 ESTABILIZAÇÕES EM VÍTIMAS DE AGRESSÃO NA FACE

compartilhe

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) já realizou neste carnaval 79 cirurgias e estabilizações em vítimas de agressão na face. O trabalho é feito por duas equipes itinerantes de cirurgiões dentistas que dão apoio aos Módulos de Assistência à Saúde instalados nos principais circuitos da folia. A locomoção das equipes é feita por motolância, para facilitar o acesso nas ruas interditadas ou tomadas pela multidão de foliões.

"A atenção prestada no momento do trauma é muito importante. Além de diminuir os riscos para o paciente, diminui também os custos do Sistema Único de Saúde com hospitalização, uma vez que na maioria dos casos não há necessidade de transferência para emergências", afirma Dr. Miguel Setúbal Andrade, responsável por uma das equipes móveis. A intervenção rápida também gera eficiência ao atendimento, por não utilizar ambulâncias do SAMU na locomoção dos pacientes do Posto de Saúde para Hospitais. Isso permite que elas estejam sempre à disposição para os casos de alta complexidade que não poderiam ser tratados no Módulo de Assistência.
 
A maioria das ocorrências foi referente a fraturas de nariz, seguidas por fratura de mandíbula, traumatismo da arcada dentária, afundamento do molar e lacerações da boca. Todas as pessoas que passaram pela intervenção cirúrgica foram vítimas de agressão física, tinham idade entre 20 e 30 anos, e a maioria era do sexo masculino.
 
Dr. Miguel explica ainda que todas as vítimas atendidas nos circuitos do Carnaval serão acompanhadas posteriormente pelo Programa de Pós-Graduação em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do Curso de Odontologia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública no Hospital São Rafael.
 
A ação foi realizada pela primeira vez no Carnaval do ano passado por uma única equipe. Na ocasião foram realizadas cerca de 35 intervenções. Este ano o número é maior devido ao aumento da oferta do serviço. A ideia de levar o projeto inovador para as ruas foi do coordenador Geral do SAMU 192, Dr. Ivan Paiva. "Analisando carnavais passados vimos a necessidade de oferecer o serviço. Um caso que me chamou atenção foi de um folião que foi agredido na Barra e teve o rosto desfigurado por socos e pontapés. Se tivéssemos especialista no momento, esse paciente poderia ser tratado ali mesmo, no Posto de Saúde", disse Dr. Ivan.
 
O trabalho, que a cada ano se aprimora, foi publicado e será apresentado no Congresso de Urgências que será realizado em Paris, entre os dias 2 e 4 de junho.