RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA - INSCRIÇÕES ATÉ O DIA 08 DE FEVEREIRO

A Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, a Secretaria Estadual de Saúde (SESAB) e a Sociedade Hólon, estão oferecendo o curso interinstitucional de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, cuja práxis pedagógica é desenvolvida prioritariamente no Distrito Sanitário de Pau da Lima, tendo como uma unidade matriz o Complexo Comunitário Vida Plena. A seleção integra o Processo Seletivo Unificado para ingresso nos Programas de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde, realizado pela Consultec. As inscrições foram prorrogadas e podem ser realizadas até o dia 08 de fevereiro, de forma não presencial, pelo site da Consultec (www.consultec.com.br).

A RESIDÊNCIA

O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família tem duração de 24 (vinte e quatro) meses, com uma carga horária semanal de 60 (sessenta) horas e é desenvolvido pela coordenação acadêmica da Sociedade Hólon e pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Destinado aos estudantes graduados em Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Nutrição, o curso tem como objetivo contribuir na aquisição de competências cognitivas, psicomotoras e valorativas indispensáveis ao planejamento, desenvolvimento e avaliação de práticas multidimensionais de saúde (atuação no coletivo, na família e no indivíduo) destinadas a território/população previamente delimitado.

Os princípios que norteiam o processo de ensino-aprendizagem na residência são: 1) O aluno é sujeito da aprendizagem; 2) A tarefa mais importante do docente é colaborar na construção de um espaço pedagógico propício para a aprendizagem ativa do aluno; 3) O ser humano deve ser percebido na sua multidimensionalidade; 4) As metodologias da aprendizagem devem ser ativas; 5)A avaliação inclui as dimensões cognitivas, psicomotoras e valorativas.

VAGAS E METODOLOGIA
Serão oferecidas 04 vagas para Enfermagem; 04 vagas para Nutrição; 02 vagas para Odontologia; 04 vagas para Psicologia; 02 vagas para Serviço Social; 04 vagas para Fisioterapia.

A metodologia aplicada prioriza a integração teoria-prática, abrangendo um elenco de ações pedagógicas que possam facilitar a concretização dos objetivos educacionais delineados.

As práxis serão desenvolvidas em parceria com acadêmicos de outras categorias, quando necessárias na construção do perfil profissiográfico, sendo consideradas como atividades prioritárias: atendimento ambulatorial, visita domiciliária, ações educativas (sala de espera, grupos, atividades nas escolas, feira de saúde...), acolhimento, estudo sistêmico das famílias, atenção específica às situações patológicas diagnosticadas no cenário familiar, atendimento em domicilio, encontros pedagógicos numa visão interdisciplinar, atendimento às creches, planejamento familiar, imunização, preventivo ginecológico, capacitação, gerência, atuação na gestão municipal e estadual.

No segundo ano os residentes poderão realizar um estágio opcional com duração de até 2 (dois) meses em instituições conceituadas no cenário nacional ou internacional, após aprovação pelo Colegiado do Programa.

Mais informações www.concultec.com.br.